INSTITUTO PORTUGUÊS DE PSICOLOGIA E OUTRAS CIÊNCIAS INSTITUTO PORTUGUÊS DE PSICOLOGIA E OUTRAS CIÊNCIAS
   
Psicologia • Medicina • Direito • Serviço Social • Desporto • Enfermagem • Criminologia • Terapeutas • Educadores • Professores • Economia/Gestão

O Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências é uma escola que privilegia como público-alvo os psicólogos mas, também, outros grupos profissionais para quem a Psicologia pode constituir-se como uma mais-valia no que respeita à sua valorização profissional e académica.

Protagonizamos um ensino estrategicamente orientado para o mercado de trabalho, articulando sempre as componentes prática e teórica, de forma a habilitar para a capacidade de decisão e solução de problemas na sua vida profissional.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO RISCO DE FRAUDE ECONÓMICO - FINANCEIRA

 


								PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO RISCO DE FRAUDE ECONÓMICO - FINANCEIRA
  • Porto - 10 Mar. 2018 - INSCRIÇÕES ABERTAS
Horas presenciais

72 horas presenciais

Destinatários:
Todos os que defendam a melhoria das relações éticas. Todos os que pretendam começar a implementar uma gestão de risco de fraude nas instituições de que são responsáveis ou na vivência pessoal. Todos os que pretendam futuramente especializarem-se em gestão de fraude.
Podem frequentar este curso licenciados (de qualquer curso) ou pessoas que tenham uma experiência profissional em áreas próximas à detecção e prevenção da fraude.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: 20-01-2017

CERTIFICAÇÃO INSTITUTO RECONHECIDO
coordenador Europlat

DESCRIÇÃO

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:
Carlos José Gomes Pimenta
Professor Catedrático da FEP/UP
Sócio fundador do Observatório de Economia e Gestão de Fraude

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Dr. José Pinto Gouveia

Destinatários:
Todos os que defendam a melhoria das relações éticas. Todos os que pretendam começar a implementar uma gestão de risco de fraude nas instituições de que são responsáveis ou na vivência pessoal. Todos os que pretendam futuramente especializarem-se em gestão de fraude.
Podem frequentar este curso licenciados (de qualquer curso) ou pessoas que tenham uma experiência profissional em áreas próximas à detecção e prevenção da fraude.

Os formandos que sejam licenciados e tenham aprovação adquirem o título de pós-graduados. Os que não forem licenciados obtêm um documento comprovativo da frequência e aproveitamento do curso.
O Observatório de Economia e Gestão de Fraude «certifica» o curso.

Mensagem da coordenação científica do curso:
É possível encontrar em longínquos milénios acontecimentos que poderemos formalmente designar de fraude, mas esta assume intensidades e procedimentos específicos conforme o sistema social e a época histórica. O início da atual situação radica-se na década de 80 do século passado e tornou-se dramaticamente sensível com a crise. No nosso quotidiano vivemos num ambiente de fraude, mas não temos a plena sensibilidade da sua existência. A fraude envolve logro, fingimento, existindo sem que as próprias vítimas disso se apercebam. Só um conhecimento do que é, das formas que assume, dos contextos em que se insere e das suas múltiplas causas permite termos uma adequada perceção da fraude e, consequentemente, uma atitude ativa de deteção e prevenção.
Este curso visa dar uma leitura abrangente e multifacetada da fraude económico-financeira. Construir saberes que permitem prevenir a fraude, contribuindo para um futuro mais ético.

Carlos José Gomes Pimenta
Professor Catedrático da FEP/UP
Sócio fundador do Observatório de Economia e Gestão de Fraude

ENSINO SUPERIOR:

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 8 ECTS, podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Após a conclusão desta Pós-Graduação com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua prática profissional especializada em diversos contextos centrados na detecção, combate e prevenção da fraude, no âmbito da formação académica e disciplinar que possua.

 

CERTIFICAÇÃO:

DGERT e Observatório de Economia e Gestão de Fraude.

OBJECTIVOS:

O objectivo central deste curso é formar especialistas em detecção e prevenção de fraude, preparar quadros que, de uma forma abrangente e lúcida, possam promover a integridade das instituições.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR:

Formação multidisciplinar e abrangente sobre o modus operandi dos defraudadores contra as instituições e as pessoas.
Capacidade de detectar os riscos de fraude e encontrar soluções plausíveis de reduzir esse risco. Capacidade de detectar, combater e prevenir as fraudes.

METODOLOGIA DE ENSINO:
A formação, fortemente centrada nos docentes, temáticas e formações dos formandos, assenta em aulas teórico-práticas e no apelo à participação, investigação e capacidade de decisão dos formados. Cedência de materiais de estudo e trabalho autónomo, de bibliografia para um aprofundamento complementar.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será através da realização de um trabalho escrito, defendido oralmente, que envolva, pelo menos, duas das temáticas abordadas, a acordar entre o formando e o coordenador. Haverá um prazo estabelecido para a sua realização a acordar.

 

PLANO CURRICULAR

Módulo (12 horas)
A FRAUDE E A SUA CARACTERIZAÇÃO (CONHECER PARA PREVENIR)
Elementos caracterizadores da fraude. Tipos de fraude e pessoas, individuais e coletivas, envolvidas. A fraude económico-social como processo. Modelos micro e macrosociais explicativos da fraude. Alguns dados sobre a dinâmica da fraude na sociedade contemporânea. A fraude como realidade complexa. Detetar e prevenir a fraude. Fraude e democracia.

Módulo (12 horas)
CIBERFRAUDE E CIBERCRIME (DA INFORMÁTICA À PREVENÇÃO)
Redes de computadores, vulnerabilidades e fraudes, e crimes, via Internet. Noções básicas de segurança de sistemas informáticos. Tipos de ciberfraude (fraudes velhas e novas, diversidade de instituições, …) e exemplificação. Frameworks e práticas de deteção e prevenção da fraude via sistema informático.

Módulo (12 horas)
BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS (UM MUNDO A COMBATER)
Noção de branqueamento de capitais. Processos e fases e modus operandi do branqueamento de capitais. O branqueamento como atividade criminal e suas relações com a fraude. Alguns dados sobre a sua importância. O caso especial dos paraísos fiscais. Implicações sociais e económicas. Tópicos sobre a deteção e prevenção.

Módulo (12 horas)
CONTRIBUTOS DA CRIMINOLOGIA (UM ALERTA AOS CONTEXTOS DA FRAUDE)
A Criminologia hoje. Diversidade de abordagens e complementaridade. Considerações específicas sobre a anomia e a etiquetagem. A fraude e a criminalidade de colarinho branco: considerações gerais e a teoria da associação diferencial.

Módulo (12 horas)
LEGISLAÇÃO SOBRE A FRAUDE (A LEI E O COMBATE À FRAUDE)
Criminalidade económico-financeira: conceito e delimitação do objeto. Infrações económico-financeiras: Fundamentos e regimes jurídicos. A distinção e a subsidiariedade dos regimes penal e contraordenacional – aplicação às infrações económico-financeiras.

Módulo (12 horas)
CONTABILIDADE NACIONAL E ECONOMIA PARALELA (UMA ECONOMIA NÃO REGISTADA QUE EXISTE)
Dados estatísticos e contabilidade nacional. Economia não registada e sua segmentação. Metodologias da sua estimação, vantagens e inconvenientes. Alguns dados estatísticos. Economia não registada e fraude. Uma política para uma sua redução.

CORPO DOCENTE

CARLOS PIMENTA

Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Associado fundador do Observatório de Economia e Gestão de Fraude. Organizador e Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Fraude. Autor de vários materiais científicos: livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, documentos de trabalhos, e-learning, conferências, artigos e entrevistas em jornais e revistas, projetos de investigação, materiais pedagógicos. Investigação em Economia não-registada e Gestão de fraude, Globalização. Prémio «Outstanding Achievement in Outreach / Community Service» (2012) da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners)

EDGAR PIMENTA

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestrado (pré-Bolonha) em Informática em Data Mining. Coautor de artigos em revistas internacionais. Manager de Ciber Segurança na Euronext. Experiência profissional em auditoria e segurança informática. Docente em cursos sobre fraude e segurança informática. Conferencista, em Portugal e no estrangeiro, sobre as referidas temáticas. Com várias certificações internacionais: Certified Information Systems Auditor (CISA) e Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC) e membro do Information Systems Audit and Control Association (ISACA), Certified Information Systems Security Professional (CISSP) e membro do (ISC)2; Certified Fraud Examiner (CFE) e membro da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE). ISO27001 Lead Auditor. Associado fundador do OBEGEF.

PAULO VASCONCELOS

Professor Auxiliar com contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado no Agrupamento de Matemática e Sistemas de Informação (AMSI) da Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto (UP). Licenciou-se em 1987 em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), realizou em 1992 Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica no domínio científico de Métodos Quantitativos na FEP, doutorou-se em 1998 em Ciências da Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e prestou provas de agregação em Matemática Aplicada em 2014 na FEP. É investigador no Centro de Matemática da Universidade do Porto nas áreas de análise numérica, matemática computacional e economia computacional. Tem dirigido também a sua atenção para a investigação e a divulgação das grandes questões da Defesa Nacional e Segurança Internacional. É Auditor dos Cursos de Defesa Nacional. É sócio fundador do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF).

ORLANDO MASCARENHAS

Licenciado em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Inspetor-Chefe da Polícia Judiciária. Chefia da Delegação do Norte do Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA), criado por determinação de Decisão Quadro do Conselho da Europa, versado sobre as investigações patrimoniais e financeiras referentes à criminalidade geradora de grandes lucros. Membro da Comissão de Acompanhamento do Plano de Gestão de Risco de Corrupção e Infrações Conexas da Polícia Judiciária (CAPGRCIC). Membro associado do Observatório da Economia e Gestão da Fraude – OBEGEF. Docente em diversas Pós Graduações sobre a temática do branqueamento de capitais e criminalidade económico-financeira. Autor de trabalhos científicos, publicados em revistas. Palestrante em diversas conferências em matérias de branqueamento de capitais, recuperação de ativos de crimes e crime económico-financeiro. Membro nacional na “European Network for Financial Investigations” – ENFIN

JOSÉ FERREIRA

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa em 2008; Mestre em Crime Diferença e Desigualdade pela Universidade do Minho em 2013. Desde 2014 - Membro do OBGEF – Observatório de Economia e Gestão de Fraude. Inspetor da Polícia Judiciária desde 1999 e docente na Universidade Fernando Pessoa – Porto, desde 2009 (em acumulação de funções). Leciona a disciplina de Criminalidade Económica do curso de Criminologia e é orientador de vários mestrados na área da Criminalidade Económico Financeira. Autor de capítulos de livros e artigos em revistas científicas. Nos últimos anos, orador convidado, em representação da Polícia Judiciária e da Universidade Fernando Pessoa em: (a) Ações de informação/prevenção e seminários sobre o tráfico e consumo de produtos estupefacientes; (b) Congressos e conferências nacionais e internacionais sobre criminalidade económica. (c) Workshops e formações sobre investigação criminal.

RAQUEL BRITO

Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
É Professor Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto e Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBT, Família e Género, assuntos sobre os quais tem publicado a nível nacional e internacional.
Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente em debates sociopolíticos, como o que se relaciona com a legislação em torno da homoparentalidade.

RUTE SERRA

Licenciada em Direito, Pós-Graduada em Gestão Pública e Mestre em Direito - Ciências Jurídico-Políticas. Exerce atualmente funções de auditoria pública externa, junto do Tribunal de Contas de Portugal. Exerceu funções dirigentes na Autoridade de Segurança Alimentar e Económica durante oito anos, seis dos quais como Autoridade de Polícia Criminal. Docente convidada em cursos de Pós-Graduação e Mestrado, na área da Investigação Criminal e Criminalidade Económico-financeira. Formadora nas áreas do direito penal, processual penal e contraordenacional, em diversos cursos de acesso à carreira inspetiva. Formadora em Responsabilidade Financeira. Autora de artigos científicos, relacionados com as temáticas da criminalidade económico-financeira e auditoria pública externa, em publicações nacionais e internacionais. Membro do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, através do qual, colabora regularmente com diversos órgãos de comunicação social, em especial sobre matérias do domínio da fraude. Membro da Direção do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo.

ÓSCAR AFONSO

Professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Leciona nos três ciclos de estudos – licenciatura, mestrados e doutoramento. É membro fundador do OBEGEF (Observatório de Economia e Gestão de Fraude, sendo seu presidente) e do NIFIP (Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária), e é membro do CEFAGE (Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia). É autor de livros, de inúmeros capítulos em livros, de inúmeros artigos em revistas científicas internacionais, de inúmeros working papers e de inúmeras comunicações em congressos internacionais. No seio do OBEGEF tem trabalhado na temática Economia Não-registada. Tem realizado consultadoria, como membro da equipa técnica e como coordenador.

 

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Duração: 72h Presenciais

CALENDARIZAÇÃO

10 e 31 de Março de 2018;

15 de Abril de 2018;

05 e 26 de Maio de 2018;

16 de Junho de 2018;

07 e 28 de Julho de 2018;

15 de Setembro de 2018.

TEXTO

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Local de Realização:
PORTO: RUA DE CAMÕES Nº 219 – 5ª ANDAR | 4000-145 PORTO

 

INVESTIMENTO

Campanha Natal / Ano Novo 17/18.
Inscrição: 150,00€  
Propina: 790,00€ 592,50€  
Seguro escolar: 20,00€
     
Condições de pagamento Pronto pagamento Pagamento fracionado
25% desconto 12 mensalidades
  Inscrição +
592,50€
Inscrição +
52,70€
25% DESCONTO em todas as Pós-Graduações e Cursos

Regulamento Campanha Natal / Ano Novo 17/18

  • De 18 de Dezembro de 2017 a 31 de Janeiro de 2018, beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de todas Pós-Graduações e Cursos na opção pronto pagamento
  • Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis após validação da inscrição.
  • Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fraccionadas (mensalidades).
  • O desconto aplica-se a todas as propinas das Pós-Graduações e Cursos;
  • O Desconto não se aplica aos valores da taxa Inscrição;
  • O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período definido para a campanha.
  • O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas, vouchers, cartão duo ou cursos identificados com preço especial.
  • O desconto é acumulável com a campanha “Traga os seus amigos” (5% por cada amigo).
  • Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante os períodos de campanha, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Pós-Graduação ou Curso em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
  • Vagas limitadas.
  • Código Promocional: Natal/Ano Novo 17/18

Valores fora da campanha

Inscrição: 150,00€
Propina: 790,00€
Seguro escolar: 20,00€
Condições de pagamento Pronto pagamento Pagamento fracionado
12% desconto 12 mensalidades
Normal Inscrição +
+ 695,20€ (1)
Inscrição
+ 65,80€ / mês (1)
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto no p.p.) Inscrição
+ 671,50€ (2)
Inscrição
+ 59,30€ / mês (2)

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da Pós-Graduação / Curso. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial do Curso / Pós-Graduação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

 

Critérios de selecção:
- Análise Curricular, e;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)

CANDIDATURAS E INFORMAÇÕES:
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
Departamento de Pós-Graduações e Formação Contínua
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões, Nº 219, 5º Andar
4000-145 Porto
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02

Url: www.inspsic.pt

 

Observações:
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta pós-graduação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da Pós-Graduação ou Curso em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

 

Cursos Relacionados

Testemunhos