Sexualidade, Contracepção e Planeamento Familiar

Sexualidade, Contracepção e Planeamento Familiar

A sexualidade é uma energia / pulsão que, em termos gerais, contribui para a reprodução das espécies, a sua manutenção e expansão. É uma pulsão animal primária, que na espécie humana, devido ao desenvolvimento do sistema nervoso central, se foi enriquecendo e transformando numa forma de comunicação interpessoal, que permite exprimir afetos e partilhar prazer. Dizemos por isso, que é também uma função de relação e de prazer, na nossa espécie.

Quando ela é gratificante, contribui para o bem estar físico e mental das pessoas, sendo um factor promotor de saúde. No entanto, essa gratificação pode ser afetada por muitos fatores, entre os quais a ansiedade provocada pelo medo da sua natural consequência, a gravidez, quando ela não é desejada.

Assim, ao longo da história da humanidade, a pequena eficácia dos métodos contraceptivos tradicionais, associou-se a essa angústia, bloqueando a sua completa fruição.

Com os avanços tecnológicos e científicos, nas últimas décadas, desenvolveram-se métodos contraceptivos hormonais muito mais eficazes e seguros, que possibilitaram finalmente ,a resolução cômoda e segura do fatalismo procriativo que, até então, se associava à sexualidade.

Esta evolução permitiu, finalmente, às mulheres e aos homens, o usufruto do prazer e da partilha sexual, num contexto de tranquilidade, liberdade e plena expressão afectiva, constituindo uma verdadeira revolução, que deu também acesso a elegerem o número de filhos que querem ou podem ter, em função das suas opções pessoais, situação socioeconómica e disponibilidade afectiva, entre outros, constituindo famílias tendo em conta as necessidades e características específicas de cada um dos seus membros.

Passou também a ser possível, enfim, falar-se de planeamento familiar, um salto gigantesco em relação a estruturação das condições de vida que permitem a todos e a cada um dos seus membros, o potencial para o bem estar e o desenvolvimento harmónico que só uma família bem dimensionada pode proporcionar. 

Talvez possa parecer um pequeno passo na história da humanidade e do seu desenvolvimento, mas foi muito mais que isso - um marco que revolucionou, dramática e positivamente, os contornos do futuro.

Texto escrito por: Dr. Santos Pereira

fechar

 

Nós ligamos

fechar