ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO: integração na prática clínica e no desenvolvimento pessoal do terapeuta
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ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS DE TERCEIRA GERAÇÃO: integração na prática clínica e no desenvolvimento pessoal do terapeuta

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Especialização para Outros Profissionais
Edições para
  Psicólogos Médicos

Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Porto -01 Out. 2022- Inscrições abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Porto até 17 Ago. 2022

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Porto: 11-09-2022

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Finalistas nas áreas da Psicologia e Medicina.

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e docente na Universidade Lusófona do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro é membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Sexlab) e investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), e do HEI-Lab da Universidade Lusófona. É autora de trabalhos científicos na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness.

Nuno Oliveira, Dr.

Psicólogo Clínico (Universidade de Coimbra); Pós Graduado em Psicologia Clínica pela UTAD; Formador Certificado pelo IEFP e pelo Conselho Cientifico pedagógico da Formação Contínua de Braga; Exerce funções de Psicólogo Clínico em Contexto privado desde 2000 e integra equipas clínicas multidisciplinares desde 2000 em Aveiro, Coimbra e S. João da Madeira. Membro efectivo nº 728 da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Sócio efectivo da APTC e sócio aderente da Associação Portuguesa de Mindfulness.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

 

Objetivos gerais

Dotar os alunos de formação científica rigorosa e específica sobre os diferentes modelos e abordagens clínicas no âmbito das Terapias [JdSB1] Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração bem como favorecer familiarização com os modelos numa vertente mais experiencial. Desenvolvimento de competências que permitam a integração dos respetivos modelos e da prática experiencial no desenvolvimento pessoal.

 

Metodologia de avaliação

Trabalho Final.

Critério para aceder à avaliação: participação mínima de 75% da duração do curso.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1

  • Apresentação dos processos cognitivo afetivos presentes no funcionamento mental patológico (perturbações depressivas e ansiosas)
  • Operacionalização do contributo e impacto da abordagem cognitivo comportamental na mudança terapêutica

Módulo 2

  • Apresentação da base teórica e princípios do modelo MBSR
  • Apresentação e discussão do programa de 8 semanas e realização e discussão de exercícios experienciais e práticos
  • Resumo do estado da arte e discussão da sua aplicabilidade na prática clínica e no desenvolvimento pessoal e autocuidado do profissional de saúde

Módulo 3

  • Apresentação da base teórica do MBCT
  • Apresentação e discussão do programa de 8 semanas e realização e discussão de exercícios experienciais e práticos
  • Exploração de questões direcionadas ao profissional
  • Resumo do estado da arte e discussão da sua aplicabilidade na prática clínica

Módulo 4

  • Definição e componentes da compaixão
  • O que é e o que não é a compaixão
  • Compaixão e investigação
  • Estrutura do programa MSC
  • Exercícios incluídos no programa
  • Aplicações clínicas

Módulo 5

  • O significado da Compaixão
  • Terapia focada na compaixão: aplicação clínica
  • Desenvolvimento do supervisor/clínico compassivo

Módulo 6

  • O modelo ACT: Contextualismo Funcional
  • A teoria dos quadros relacionais
  • O modelo unificado de mudança do comportamento (flexibilidade Psicológica)
  • As técnicas terapêuticas da ACT comuns noutras abordagens terapêuticas contextuais: Os processos centrais na prática da ACT
  • A formulação de caso assente no modelo da flexibilidade cognitiva. As competências clínicas da ACT na prática

Módulo 7

  • O papel da relação terapêutica na abordagem comportamental
  • O papel da relação terapêutica no modelo cognitivo
  • O modelo de análise da relação de Bordin
  • Os principais eixos de investigação em torno da aliança terapêutica (revisão de literatura)
  • O papel da comunicação não verbal (silêncio, postura, atitude) nas competências relacionais
  • A aliança como negociação
  • A metacomunicação terapêutica
  • O modelo de resolução de ruturas
  • Noção de mindfulness e as suas aplicações na aliança terapêutica
  • A importância do não julgamento

Módulo 8

  • Conceitos chave introduzidos teórica e experiencialmente
  • Modelo MBPM (Vidyamala Burch): teoria e programa
  • Desenvolvimento do “Six step process of mindfulness & compassion model” e do “Three Emotion Regulation System”
  • O estado da arte e os mecanismos psicológicos associados ao Mindfulness e à compaixão. Discussão e reflexão em grupo

Módulo 9

  • O Mindfulness aplicado às crianças e famílias
  • A “prontidão” desenvolvimental da criança para a aprendizagem do Mindfulness
  • Introdução aos trabalhos de Dan Siegel e Stephen Porges e ligação ao Mindfulness
  • Jogos e exercícios experienciais para os diferentes estádios de desenvolvimento
  • Os benefícios do Mindfulness para pais e profissionais
  • O Mindfulness, a gravidez e maternidade
  • Compreender o trauma e os potenciais limites da aplicação do Mindfulness

Módulo 10

  • As diretivas internacionais (da APA) sobre a intervenção na idade avançada
  • Modelos de intervenção na prática clínica com pessoas idosas; modelo CALTAP (Contextual Adult Lifespan Theory for Adapting Psychotherapy): influências da coorte; influências da cultura; influências do contexto; influências da maturação
  • Abordagem específica do mindfulness: fundamentos, características e princípios do mindfulness aplicados à idade avançada. Simulação de uma sessão com pessoas mais velhas

Módulo 11

  • Fatores de risco e consequências associadas ao desgaste profissional
  • Estratégias de autocuidado recomendadas
  • Exercício de reflexão e prática formal 1
  • Efeitos decorrentes da prática de mindfulness
  • Tipos de práticas de mindfulness
  • Práticas formais e informais de mindfulness (2, 3, 4, 5)
  • Exercício de reflexão
  • Efeitos decorrentes da prática de autocompaixão
  • Prática informal de autocompaixão 1
  • Falsas crenças sobre a autocompaixão; prática informal de autocompaixão 2
  • Meditação guiada de autocompaixão (1, 2)
  • Exercício de reflexão 2

Módulo 12

  • Apresentação individual, por parte dos formandos, de um exercício prático de Mindfulness que integre o projeto de intervenção elaborado para avaliação final da Especialização
  • Discussão em grupo dos exercícios experienciais e integração da informação teórica e prática obtida ao longo da Especialização. Considerações finais

CORPO DOCENTE

Cátia Oliveira

Cátia Oliveira, Professora Doutora

Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e docente na Universidade Lusófona do Porto. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Aveiro é membro Integrado Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Sexlab) e investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), e do HEI-Lab da Universidade Lusófona. É autora de trabalhos científicos na área da Sexualidade Feminina e Masculina, Terapia Sexual e Mindfulness.

Dharmakirti Zuazquita

Dharmakirti Zuazquita, Professor Doutor

Senior Breathworks trainer with extensive experience of mindfulness practice and teaching. He is the founder and chairman of “Respira Vida Breathworks: mindfulness and compassion for health and education” (www.respiravida.net), a non-profit organization based in Valencia, Spain. Dharmakirti has trained with Breathworks since 2007. Breathworks’ Mindfulness Based approaches to Pain and Illness (MBPI) is a development of MBSR for people with chronic pain and/or other long-term (physical) health conditions (www.breathworks-mindfulness.org.uk), including specialized mindful approaches to daily life and movement, as well as compassion meditation as a core component. He has taught the classic 8 week MBPI course more than 30 times, and led health professionals workshops and teacher training retreats during the last 6 years to several hundred people in Spain, England, México and Argentina. In 2012 he started running a Spanish language “mindfulness & compassion Respira Vida Breathworks teacher training programme”. Dharmakirti has been practicing Mindfulness on a daily basis since 2001, and is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world. He has attended more than 50 mindfulness and compassion retreats.

Eluned Gold, Mestre

Director of Continuing Professional Development at the Centre for Mindfulness Research and Practice (CMRP) Bangor University; Masters degree in Psychotherapy and registered with UK Council of Psychotherapists; Teaching-training specialist in Mindfulness and psychotherapy, Mindfulness for parents/families/children, and Mindfulness approaches to environment issues; Supervisor of beginning and developing teachers; teaching or academic projects involving working with children; working one to one in conjunction with psychotherapy; projects combining environmental issues with mindfulness; She has worked with children in care for 10 years and has developed ways to bring mindfulness into her work with children and their parents or careers; For much of her working life, she has integrated her personal practice of mindfulness into her work with adults and children and has trained others to use mindfulness in their work.

Estefânia Vasconcelos, Mestre

Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Superior da Maia (ISMAI). Doutoranda em Psicologia Social na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Atualmente, exerce funções de docência no Instituto Superior da Maia, nas licenciaturas de Criminologia e Psicologia e é formadora nas áreas da igualdade de género e mediação de conflitos. Efetua, ainda, trabalhos de investigação na área dos estudos feministas e de género, migrações e psicologia social crítica com o intuito final de publicação. É membro efetivo da Associação Portuguesa dos Estudos sobre as Mulheres e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Luís Franklim Marques

Luís Franklim Marques, Mestre

Psicólogo Clínico desde 2000, mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica, desenvolveu dissertação na área da ansiedade em crianças e adolescentes, especialista em psicologia clínica creditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicoterapeuta e Supervisor Clínico acreditado pela Associação Portuguesa de terapia do comportamento. Desenvolve prática clínica privada. Ao longo do seu percurso profissional tem efetuado, frequentemente conferências e formações para profissionais, pais e professores nas áreas da psicopatologia na idade adulta e em crianças e adolescentes.

Margarida Pedroso de Lima

Margarida Pedroso de Lima, Professora Doutora

Psicóloga; Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE – UC); Mestre em Ciências da Educação; As suas experiências e interesses profissionais situam-se, prioritariamente, na área da Psicologia da Idade Adulta e na Psicologia da Personalidade. Tem-se dedicado, sobretudo, ao estudo, investigação e intervenção clínica e psico-educativa em domínios relacionados com a personalidade, os fenómenos de grupo, o desenvolvimento pessoal e as relações interpessoais nos jovens adultos, adultos e idosos. É professora associada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde tem leccionado várias disciplinas, participado em investigações, escrito artigos, assumido lugares de direcção e de gestão universitária e organizado encontros científicos e culturais. Tem, também, apresentado comunicações em diversos colóquios, conferências e workshops no âmbito dos seus interesses profissionais.

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Nuno Oliveira, Dr.

Psicólogo Clínico (Universidade de Coimbra); Pós Graduado em Psicologia Clínica pela UTAD; Formador Certificado pelo IEFP e pelo Conselho Cientifico pedagógico da Formação Contínua de Braga; Exerce funções de Psicólogo Clínico em Contexto privado desde 2000 e integra equipas clínicas multidisciplinares desde 2000 em Aveiro, Coimbra e S. João da Madeira. Membro efectivo nº 728 da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Sócio efectivo da APTC e sócio aderente da Associação Portuguesa de Mindfulness.

Paula Castilho

Paula Castilho, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia, é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde ensina e investiga na área da psicologia clínica Cognitivo-Comportamental. Investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia), tem estado envolvida em projetos de investigação na área das Terapias Cognitivo-Contextuais, com um destaque particular nos constructos relacionados com o modelo evolucionário e teoria do ranking social (vergonha, autocriticismo, submissão, medos da compaixão), com a compaixão e autocompaixão e terapia da aceitação e compromisso (ACT). Os estudos que tem levado a cabo incidem sobre diversas populações clínicas, em especial as perturbações da personalidade (Obsessivo-compulsiva, e sobretudo Borderline) e as perturbações psicóticas. Tem colaborado com instituições públicas e privadas em diversos cursos de formação para psicólogos, enfermeiros e psiquiatras sobre psicoterapia cognitivo-comportamental (1ª e 2ª geração) e terapias de terceira geração (Terapia Focada na Compaixão e Terapia da Aceitação e Compromisso). É membro e supervisora credenciada da APTCC – Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas, da Associação Portuguesa para o Mindfulness, e da Sociedade Portuguesa de Sexologia (creditada como terapeuta sexual). É autora de artigos de investigação publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas referidas. As suas atuais áreas de investigação e interesse incluem estudos da eficácia de programas de intervenção na TFC e ACT para as perturbações psicóticas e Perturbação Borderline da Personalidade, e estudos transversais e longitudinais relacionados com variáveis centrais da TFC e da ACT, e emoções defensivas (nojo).

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Porto

01 e 29 de outubro de 2022;

12 e 26 de novembro de 2022;

10 de dezembro de 2022;

07 e 21 de janeiro de 2023;

04 e 18 de fevereiro de 2023;

04 e 18 de março de 2023;

01 e 22 de abril de 2023;

06 e 20 de maio de 2023;

03 e 17 de junho de 2023;

01 de julho de 2023.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 195 horas (144 horas presenciais + 51 horas não presenciais)

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 22h00).

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,690.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
1,487.20 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
1,436.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 17 Ago. 2022

1,385.80 € + 20.00 €

12 mensalidades

Normal
140.80 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
126.80 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 17 Ago. 2022

115.50 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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