PROGRAMA DE REDUÇÃO DE STRESS BASEADO EM MINDFULNESS: mindfulness-based stress reduction (MBSR)
Partilhar

PROGRAMA DE REDUÇÃO DE STRESS BASEADO EM MINDFULNESS: mindfulness-based stress reduction (MBSR)

Especialização para Médicos

Formação Certíficada

undefined

undefined

Instituto Reconhecido

undefined

Porto -04 Nov. 2022- Inscrições Abertas

Livestream / Online -04 Nov. 2022- Inscrições Abertas

INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Porto até 20 Set. 2022 / Livestream / Online até 20 Set. 2022

(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)

 

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: Porto, Livestream / Online: 15-10-2022

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

O Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR) é um programa de treino de competências, estruturado em 8 semanas, neurocientificamente validado, e com múltiplos benefícios comprovados a nível da saúde e bem-estar integral.

O interesse pela área do mindfulness começou por ser pessoal, uma tentativa (mais uma) para encontrar estratégias para gerir uma condição de dor crónica. Realizei o MBSR, enquanto participante, há vários anos atrás, experienciando na primeira pessoa os seus benefícios e descobrindo uma jornada para a vida. 

Atualmente, enquanto professora de MBSR, encaro a missão de orientar o programa para pessoas que pretendam melhorar a sua qualidade de vida, tornar-se mais resilientes, desenvolver competências intra e interpessoais, e adotar um modo particular de viver - mais presente, consciente, autêntico e conectado.

 

Objetivos gerais

Mindfulness é a consciência presente, que resulta da atenção plena que se coloca, com intencionalidade, abertura e curiosidade, na experiência que ocorre no momento presente, envolvendo uma atitude de aceitação, amabilidade e não-julgamento.

O programa MBSR foi desenvolvido pelo psiquiatra Jon Kabat-Zinn, na Escola Médica da Universidade de Massachussetts, EUA, em 1979 (para maiores de 18 anos). Trata-se de um programa - cientificamente validado - de treino de competências de consciência e atenção plena, que favorece a autorregulação emocional, cognitiva, comportamental e social. Este apresenta benefícios consistentemente comprovados e sustentados em mudanças cerebrais, numa vasta variedade de condições médicas e psicológicas.

Em suma, o objetivo geral do Programa é desenvolver nos participantes a capacidade de Mindfulness, ou por outras palavras, a capacidade de Presença Consciente no Aqui-e-Agora com Aceitação e Não-julgamento da experiência. A Prática do Mindfulness permite adquirir, desenvolver e consolidar a Competência de Mindfulness.

O MBSR fornece aos formando/as as bases para um processo de prática pessoal, sistemática, diligente e autónoma de mindfulness. A sua estrutura envolve 8 sessões de 3 horas cada (uma sessão por semana) e uma sessão de prática intensiva de 7 horas (um sábado), que ocorre entre a 6ª e a 7ª sessões.

 

Metodologia de avaliação

Reflexão escrita sobre a experiência pessoal no programa MBSR.

Para conclusão da Especialização com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade não inferior a 75% e uma classificação mínima de 9.5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

A formação será organizada numa perspetiva teórico-prática, utilizado o método expositivo, ativo, interrogativo e demonstrativo, com recurso a suporte audiovisual, discussão de caso e participação ativa do aluno. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O MBSR é um programa experiencial - o seu principal objetivo é beneficiar o próprio participante. Após conclusão, @ formand@ estará capaz de implementar uma prática pessoal regular, diligente e autónoma de mindfulness.

Para os interessados em se tornarem Professores de MBSR, a participação no próprio programa é um dos pré-requisitos para o processo de certificação.

PLANO CURRICULAR

Módulo 1 - Sessão de orientação

  • Definição de Mindfulness
  • Benefícios cientificamente comprovados
  • Apresentação do Programa MBSR
  • Esclarecimento de dúvidas

Módulo 2 - Introdução ao mindfulness

  • Desligar o “piloto automático”
  • Uso de todos os sentidos no momento presente

Módulo 3 - Papel da perceção na construção da realidade

  • Aprendizagem do “Estar” com todas as experiências, incluindo as percebidas como desagradáveis

Módulo 4 - Valorização do “Modo Ser” em alternativa ao “Modo Fazer”

  • Consciência presente e conexão
  • Desenvolvimento de uma relação diferente com o sofrimento

Módulo 5 - Educação acerca da reatividade ao stress

  • Reconhecimento dos próprios padrões de reatividade ao stress e exploração dificuldades

Módulo 6 - Uso do mindfulness para responder em vez de reagir ao stress

Módulo 7 - Uso do mindfulness nas comunicações geradoras de stress

  • Mindfulness interpessoal

Módulo 8 - Incorporação das aprendizagens

  • Decisão, com sabedoria, acerca de como cuidar de si
  • Cultivo de escolhas sábias através do envolvimento saudável e compassivo consigo e com os outros

Módulo 9 - Manutenção do mindfulness na vida

Módulo intensivo (entre o 7º e o 8º Módulos)

  • Experiência de diferentes práticas formais de mindfulness em silêncio

CORPO DOCENTE

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Porto Livestream / Online

04, 11, 28, 25 e 26 de novembro de 2022;

02, 09 e 16 de dezembro de 2022;

06 de janeiro de 2023.

04, 11, 28, 25 e 26 de novembro de 2022;

02, 09 e 16 de dezembro de 2022;

06 de janeiro de 2023.

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Rua de Camões 219, 5º Piso

4000-145 Porto, Portugal

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 68 horas (32 horas presenciais + 36 horas não presenciais)

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados e/ou Domingos (10h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00) e/ou Pós-Laboral (18h00 às 21h00).

A modalidade presencial poderá vigorar em alternância com a modalidade não presencial.

 

 

 

 

INVESTIMENTO

Inscrição:

100.00 €

Propina:

450.00 €

Seguro escolar:

20.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal + Seguro Escolar
396.00 € + 20.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto) + Seguro Escolar
382.50 € + 20.00 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 20 Set. 2022 / Livestream / Online até 20 Set. 2022

369.00 € + 20.00 €

2 mensalidades

Normal
225.00 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
202.50 €
Inscrições Pioneiras (18% desconto)

Porto até 20 Set. 2022 / Livestream / Online até 20 Set. 2022

184.50 € + 20.00 €

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP e MBA. Desconto aplicável na condição de ser efectivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor.

- INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

Nenhum desconto, cartão ou campanha é acumulável entre si, excepto Com a opção "TRAGA UM AMIGO".

O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Seguro Escolar: 20 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento.

Seguro Escolar: 8 euros. Este valor deverá ser regularizado conjuntamente com a 1ª propina ou com o pronto pagamento dos cursos com duração inferior a 24 horas.

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

Subscreva a newsletter do INSPSIC: Construímos o Futuro Consigo.

Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

fechar

 

Nós ligamos

fechar