ESPECIALIZAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA INTERVENÇÃO NA GRAVIDEZ E NA PARENTALIDADE
- Advanced Professional Program –
Parceria
Formação Certíficada
Instituto Reconhecido
Livestream / Online -17 Jun. 2023- Inscrições Abertas
Lisboa -28 Out. 2023- Inscrições Abertas
INSCRIÇÕES PIONEIRAS - 18% de Desconto nas propinas: Lisboa até 13 Set. 2023
(inscrições realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação)
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: | Lisboa: 20-10-2023 | Livestream / Online: 09-06-2023
Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.
Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.
Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).
“Tive o prazer de fazer parte da primeira edição desta especialização. Professores, estrutura do curso, conteúdos lecionados e apoio administrativo tudo excelente. Levo comigo ideias, estratégias que em muito vão enriquecer a minha prática profissional. Recomendo.”
Daniela Teixeira da Fonseca
“O curso foi muito interessante, abrangente e com formadores muito experientes. No ponto de vista, o ponto forte do curso foi ser todo gravado de modo que eu pude ir assistindo às aulas dentro dos meus tempos disponíveis uma vez que na maioria das vezes trabalhei no horário das aulas. Desse modo pude assistir a todo o curso à medida do meu horário.”
Ana Reis
“Esta Especialização superou largamente as minhas expectativas. Desde um corpo docente bem escolhido, a um cronograma bem pensado, contemplando as várias temáticas importantes na área, passando por um apoio administrativo sempre presente. Ao longo dos módulos foi-se intensificando o meu interesse pela Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, muito fruto do entusiasmo dos professores e da forma simples e interessante como passavam os conteúdos! Foi um percurso longo, por vezes desafiante, mas este corpo docente, sempre pronto a acolher as nossas dúvidas ou a satisfazer a nossa curiosidade, mostrou-se parte ativa do nosso sucesso e em muito contribuiu para os nossos sorrisos ao longo deste percurso. Obrigada InsPsic por esta experiência tão gratificante! Cresci muito em termos profissionais e pessoais...”
Helena Oliveira
"Sempre tive curiosidade em aprofundar os meus conhecimentos relativamente à psicologia da gravidez e da parentalidade, dado ser a minha área de interesse desde que iniciei o meu percurso académico. Esta formação foi a oportunidade perfeita para o fazer. Desde os módulos com temas interessantes e atuais, aos docentes extremamente especializados e capazes de integrar a teoria com a sua experiência profissional prática, esta especialização é uma verdadeira oportunidade para profissionais que procuram especializar-se no acompanhamento parental e familiar ou, apenas, para aprofundar o seu conhecimento sobre as problemáticas associadas a esta etapa do ciclo vital da família."
Rita Amaral
“Com a possibilidade de participar na Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, enquanto enfermeira especialista, sinto-me mais capacitada para cuidar durante estes estados tão desafiantes num relacionamento parental. A promoção da saúde tem como base uma boa e eficaz comunicação. De forma antecipatória ao serem abordados os temas mais prementes nesta relação concorre-se para a hegemonia e autonomia nos cuidados em saúde na gravidez e parentalidade.”
Cláudia Agostinho
"Enquanto médica, esta pós-graduação forneceu-me um conjunto valioso de novas ferramentas para melhor acompanhar os meus utentes em diferentes estadios e situações de vida, abrindo-me também o horizonte para uma gravidez e parentalidade que vai muito além dos processos normativos.
Composta por formadores com experiência nos diferentes temas que versam os módulos, é uma mais valia que sem dúvida recomendo!"
Raquel Peixoto
“A Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicologia da Gravidez e da Parentalidade, foi sem sombra de dúvidas, uma mais valia. Excedeu as minhas expectativas, os conteúdos são excelentes, primam pela sua atualização face à realidade da sociedade que nos envolve. A par dos conteúdos a equipa de docentes é fantástica, pois dá-nos estratégias práticas que fazem a diferença no nosso dia-a-dia profissional.
Parabéns ao INSPSIC pelo trabalho que desenvolvem!”
Daniela Vieira
Coordenação Científica
Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra.
Psicóloga no Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Investigadora Doutorada do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo- Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com vários artigos internacionais publicados e comunicações em congressos científicos.
Integra grupos internacionais de investigação e intervenção clínica nas área da Infertilidade e procriação medicamente assistida e da Saúde Mental Perinatal
Integrou o Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses para a saúde reprodutiva.
É Senior deputy do Grupo de Psicologia e Aconselhamento da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. É Membro do projecto Europeu CostAction para a Depressão perinatal.
Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.
Coordenação Pedagógica
Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.
Mensagem da Coordenação Científica
Esta especialização avançada foi desenhada de modo a permitir aos profissionais conceptualizar a sua intervenção numa perspetiva desenvolvimental, dotando-os de competências que os habilitem a trabalhar com famílias nas várias fases do ciclo de vida tanto em contextos normativos como não normativos. Acreditamos que os profissionais que concretizam esta especialização estarão preparados para apoiar e intervir com as famílias na transição para a parentalidade e na parentalidade ao longo das várias etapas do desenvolvimento e contextos de vida.
Objetivos gerais
Metodologia de avaliação
Teste de avaliação sumativa.
Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.
Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização
Metodologias expositivas, ativas e participativas. A abordagem ao conteúdo dos módulos será alvo de adaptação em função da habilitação prévia do formando.
Após a conclusão desta Especialização Avançada Pós-Universitária com aproveitamento, o aluno será capaz de exercer a sua profissão nos seguintes contextos, entre outros:
Módulo 1 – Psicologia da gravidez e da parentalidade: Enquadramento teórico
Módulo 2 – Gravidez e parentalidade: reações emocionais e adaptação no período perinatal
Módulo 3 – Gravidez e perda(s): adaptação e intervenção
Módulo 4 – Perturbações psicológicas na gravidez e pós-parto
Módulo 5 – A infertilidade e o recurso a técnicas de procriação medicamente assistida: Modelos compreensivos e estratégias de intervenção
Módulo 6 – Educação parental e parentalidade positiva
Módulo 7 – Intervenção parental em situações normativas e de risco durante o 1º ano de vida (da criança)
Módulo 8 – Intervenções de educação parental para pais com filhos pequenos e filhos em idade pré-escolar
Módulo 9 – Intervenções de educação parental para pais com filhos adolescentes
Módulo 10 – Intervenções de educação parental para pais com filhos com NEE/com deficiência
Módulo 11 - Parentalidade em contexto de divórcio
Módulo 12 – Famílias formadas por pessoas LGBT
Módulo 13 – Parentalidade mindful
Doutorada em Psicologia, na área de especialização de Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra. Mestre em Psicologia Clínica e Saúde pela mesma Faculdade, com subespecialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Problemas Psicológicos e Saúde. Atualmente, é investigadora do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra. Colabora, como Psicóloga Clínica, na Unidade de Intervenção Psicológica (UnIP) da Maternidade Daniel de Matos (CHUC, EPE). Entre as suas áreas de interesse encontram-se a Transição para a Parentalidade, a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental a diferentes quadros clínicos e problemas de saúde, bem como a área da Informação/Comunicação em saúde. Publicou diversos artigos científicos nacionais e internacionais, no âmbito destas temáticas.
Psicóloga Clínica. Licenciada em Psicologia – Ramo de Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica e Doutorada em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC). Desde 2005 desempenha funções de Psicóloga Clínica na Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Daniel de Matos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE). Além da prática clínica, tem lecionado disciplinas em instituições de ensino superior no âmbito de cursos de Licenciatura, Pós-graduação e Mestrado, e realizado trabalhos de investigação em áreas relacionadas com a psicopatologia, saúde reprodutiva, gravidez e transição para a parentalidade, desenvolvimento pessoal, comunicação e relações interpessoais. Integra o grupo de investigação Relações, Desenvolvimento e Saúde do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCEUC.
Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.
Licenciada em Psicologia, Mestre em Saúde Pública e Doutorada em Psicologia Aplicada. Tem estado envolvida em vários projetos de investigação financiados sobre psicologia da gravidez e da parentalidade, saúde mental e desenvolvimento precoce da criança. Atualmente é Investigadora Auxiliar no Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa onde trabalha no âmbito do projeto de investigação “CLAVE: O desenvolvimento dos valores humanos na infância e na adolescência” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/SOC-SOC/30635/2017).
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica, Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Psicóloga e Coordenadora de equipa interdisciplinar na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra; Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Líder Certificada do Programa de Educação Parental Anos Incríveis “Parent Group Leader Training” com o Programa baseado em evidência de Carolyn Webster-Stratton, Ph.D.
Doutorada em Psicologia Clínica Narrativa, (Tema de Tese Mudança e Processo Terapêutico Contributos para a clínica e investigação sistémicas) FPCE- Universidade de Coimbra Licenciada em Psicologia (especialização Clínica Sistémica) FPCE - Universidade de Coimbra Mestre em Psicologia Clínica FPCE - Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra (regência e docência das UCS: 1º Ciclo - Psicologia da Família, Introdução às Terapias Familiares Sistémicas, 2º ciclo: Psicopatologia Familiar, Contextos de Intervenção Sistémica) Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Clínica no Instituto Superior Miguel Torga. Docente Supervisora da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Terapeuta Familiar e de Casal. Membro da Ordem do Psicólogos Portugueses Membro Integrado do CEPESE.
Jorge Gato é Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. É Terapeuta Sistémico e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com Especialidade Avançada em Psicoterapia pela OPP. Atualmente é Investigador no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação repartem-se pela Psicologia LGBTQ+, Família e Género, assuntos sobre os quais tem publicado a nível nacional e internacional. Está convicto de que os/as psicólogos/as têm um papel imprescindível na sociedade contemporânea, quer a nível da promoção da mudança pessoal, quer da mudança social. Nesta medida, além do trabalho clínico e de investigação, intervém ativamente na defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQ+.
Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE_UC).
Licenciatura pré-Bolonha em Psicologia, Mestrado em Psicologia da Educação pela FPCE-UC, Doutoramento em Psicologia da Educação pela FPCE-UC em colaboração com o Departamento de Psicologia Experimental de Oxford (cosupervisor Professor Peter Bryant).
Membro do núcleo de investigação POSTRADE do Centro de Estudos Sociais (CES), desde 2013. Membro do Laboratório Colaborativo “ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social”.
É Educadora Parental certificada e formadora nos programas baseados em evidência Incredible Years (pais e educadores/professores) e Parenting Wisely e Children in Between e autora dos programas Mais Família-Mais Criança, Mais Família-Mais Jovem e Mais Jovem-Mais.
É Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Coordenadora da metodologia de referência Anos Incríveis para Educadores e Professores Academias Gulbenkian do Conhecimento do programa Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian (a decorrer). Coordena o Eixo da Parentalidade Positiva de Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) de Comunidades Intermunicipais (Lezíria do Tejo; Vale do Ave)(a decorrer). Coordenadora científica do projeto “Educação Parental” do Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) (a decorrer). Coordena o Eixo 2 (Capacitação parental) do projeto (Entre) Famílias/Adélia de apoio à Parentalidade Positiva cofinanciado pelo POISE, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) (a decorrer).
Consultora Científica desde Maio de 2013 da RAND EUROPE COMMUNITY INTEREST COMPANY para prestação de serviços de investigação e consultoria no âmbito de projecto “European Platform For Investing in Children”.
Presta serviço à comunidade através de conferências para pais, professores, profissionais e comunidade em geral; voluntariado no Centro de Apoio Familiar; consultas de Terapia Familiar na FPCE-UC.
Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra.
Psicóloga no Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Investigadora Doutorada do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo- Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com vários artigos internacionais publicados e comunicações em congressos científicos.
Integra grupos internacionais de investigação e intervenção clínica nas área da Infertilidade e procriação medicamente assistida e da Saúde Mental Perinatal
Integrou o Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses para a saúde reprodutiva.
É Senior deputy do Grupo de Psicologia e Aconselhamento da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia. É Membro do projecto Europeu CostAction para a Depressão perinatal.
Doutorada em Psicologia, na área Clínica pela FPCE-UC. Faz parte da Equipa de Investigação do Projeto Anos Incríveis da FPCE-UC, tendo participado em dois projetos de implementação e disseminação do programa Anos Incríveis para pais e educadores de infância em Portugal, na zona centro. É mentora em formação no programa Anos Incríveis para Pais, supervisora credenciada de líderes de grupos de pais, facilitadora do programa para educadores/professores. É formadora de profissionais em áreas como a intervenção com pais, competências parentais, PHDA e outras problemáticas da infância. Atualmente exerce a sua atividade profissional, como Psicóloga Clínica no Psikontacto, em Coimbra. É Consultora Científica na Associação Pais como Nós onde dá suporte a futuros líderes de grupos de pais como formadora e supervisora.
Livestream / Online | Lisboa |
---|---|
17 de junho de 2023; 08 e 22 de julho de 2023; 09 e 30 de setembro de 2023; 14 e 28 de outubro de 2023; 11 e 25 de novembro de 2023; 16 de dezembro de 2023; 13 e 27 de janeiro de 2024; 10 de fevereiro de 2024. |
28 de outubro de 2023; 11 e 25 de novembro de 2023; 16 de dezembro de 2023; 06 e 20 de janeiro de 2024; 03 e 17 de fevereiro de 2024; 09 e 23 de março de 2024; 06 e 20 de abril de 2024; 04 e 25 de maio de 2024. |
Plataforma Online Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências |
Hotel Travel Park Lisboa Avenida Almirante Reis 64 1150-020 Lisboa, Portugal |
Número de Vagas: limitadas.
Duração: 143 horas (104 Horas presenciais + 39 horas não presenciais)
Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.
Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Lisboa até 13 Set. 2023
Lisboa até 13 Set. 2023
(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.
(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.
(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.
(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.
(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".
(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".
- Análise Curricular;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)
(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.
CV
Certificado de habilitações
Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)
Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.
Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt