PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
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ESPECIALIZAÇÃO PÓS-UNIVERSITÁRIA EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE

– Advanced Professional Program –

Especialização para Psicólogos

Acreditação

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104.5 créditos

Parceria

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Formação Certíficada

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Instituto Reconhecido

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Livestream / Online -22 Jun. 2024- Inscrições Abertas

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO:  Livestream / Online: 14.06.2024 

O que é o LIVESTREAM / ONLINE?

Trata-se de uma tecnologia que permite aos formandos do Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências assistir EM DIRETO à formação a partir de qualquer ponto do país / do mundo.

Os alunos durante todo o curso da aula contam com o suporte personalizado do nosso apoio técnico.

Têm ainda a possibilidade de assistir até 25% das aulas, em regime presencial, sem custos adicionais.

ENSINO SUPERIOR

Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção do grau académico de mestrado ou de doutoramento, os estabelecimentos de ensino superior poderão após apreciação, creditar em ECTS (European Credits Transfer System) os cursos concluídos com aproveitamento, ministrados pelo INSPSIC (artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho).

DESTINATÁRIOS

Psicólogos, Psicólogos Juniores.

TESTEMUNHOS

"Estou muito satisfeita com este curso. Para além de todos os ensinamentos teóricos muito valiosos, os formadores ainda nos permitiram a prática experiencial de vários exercícios e técnicas. Sinto que esta formação me deu as bases que me irão ajudar na prática clínica, mas que também me despertou a curiosidade para aprofundar os conhecimentos no futuro. Graças à minha frequência neste curso, disponho de mais ferramentas, ao nível pessoal e técnico, para intervir com mais qualidade. Os formadores são excelentes, com muita experiência e conhecimento nesta área, para além de terem muita facilidade em expor a matéria e cativar a nossa atenção. Agradeço aos formadores e restante equipa por todo o conhecimento e disponibilidade."

Dina Alves

 

"Venho manifestar o meu total agrado com a Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde, a qualidade e excelência dos conteúdos programáticos, a sua abrangência, a segurança que nos conseguiu transmitir para o desempenho enquanto psicólogos na prática diária, não só pela objetividade e simplicidade com que os módulos foram abordados, como também, pela excelência de formadores consubstanciada na prática clínica dos mesmos. Apesar de já ser reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, esta especialização veio consolidar, pessoalmente, ainda mais esse reconhecimento, sendo que a qualidade do meu trabalho será maior a partir de agora. O leque de excelência de formadores tornou a especialização altamente inspiradora e motivadora para mim. O meu muito obrigada."

Rita Raposo

 

"Escolhi tirar a Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde no INSPSIC por me dar a oportunidade de poder participar ao sábado, e estou mais que satisfeita! Para além de ser uma formação online (algo que encaro como sendo uma mais-valia), permite a que quem não possa assistir às aulas da formação no dia destinado para tal (no meu caso por motivos relacionados com o trabalho) possa assistir às aulas depois. É sem dúvida um Instituto que pensa nos seus participantes e tenta proporcionar a melhor experiência possível. Quanto à Especialização Pós-Universitária, reforço que todos os formadores foram excelentes. Todos eles tentaram lecionar o seu módulo de uma forma dinâmica, o que contribuiu para aumentar o meu conhecimento. Voltarei a tirar outra Especialização Pós-Universitária no INSPSIC, e já aconselhei a amigos próximos para fazer o mesmo."

Carolina Gomes

 

“O feedback da pós-graduação é muito positivo. Trata-se de uma pós-graduação que transmite amplo conhecimento científico e diversidade de técnicas especializadas. Uma formação completa. O facto de ter sido abordado, com a análise extensiva de casos, a vertente prática em todos os campos abordados, tornou-se numa mais-valia, com a consolidação de saberes e enquadramento de intervenções. Uma aprendizagem significativa, extraordinária partilha de saberes, com profissionais de larga experiência e conhecimento.”

 

“Recomendo esta Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde para quem procura investir na sua formação pessoal e profissional. O corpo docente é de excelência, revelando sólidos conhecimentos teórico-práticos. Esta experiência com aulas on-line mostrou que não há limites para a aprendizagem, quando há organização e coordenação. Até breve.”

Eduarda Vilela

 

“A Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde só teve aspetos positivos. A partir do primeiro dia foi essencial e muito importante o papel dos formadores, sempre disponíveis e atentos a cada avanço e a cada tentativa de exploração da mesma. Esta especialização marcou um ponto de viragem na aquisição de novos conhecimentos, exploração de novas ferramentas e métodos de trabalho, sendo uma mais-valia, permitindo maior competência e envolvimento motivacional para o trabalho futuro.”

Germana Alhinho Martins Barros

 

“Considero que a Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde é uma formação muito completa e que fomenta o crescimento pessoal e profissional, na medida em que é uma formação muito abrangente no que respeita às temáticas abordadas; é composta por um painel de formadores muito experientes/dinâmicos, com grande sensibilidade e vontade de transmitir conhecimento; e além disto dá-nos a oportunidade de partilhar experiências com outros colegas. Em suma, é uma formação muito enriquecedora e também desafiante!” 

Sara Moniz

 

“A frequência na Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde foi muito positiva e correspondeu às minhas expectativas, pela qualidade e simpatia dos formadores, que sempre se mostraram disponíveis para os formandos e por transmitirem a informação com muita competência, mas também pela riqueza e diversidade do conteúdo. Só pecou pela pelo tempo insuficiente em alguns módulos mais exigentes. Este curso deu-me recursos pessoais e profissionais para lidar com várias problemáticas ao nível da Psicologia Clínica e também da Psicologia da Saúde. Agradeço muitíssimo a disponibilidade de todos.”

Dina Alves

 

"Uma Formação que recomendo para quem pretende atualizar conhecimentos ou pretende integrar a área clínica e da saúde. Os conteúdos são atualizados e os professores de excelência, senti o seu suporte quer através dos conteúdos teóricos fornecidos, quer no apoio que levamos para a vida profissional. Muito obrigada ao INSPSIC pela oportunidade de frequentar uma Formação tão rica.”.

Sónia Esteves

 

“A formação é muito prática, com casos reais e práticos que nos dão de forma geral a informação que necessitamos para podermos definir bons planos de intervenção e avaliação, com tudo o que isso implica.  

Os conteúdos da matéria dada são extremamente importantes e estão atualizados - Para quem tem pouca prática clínica esta pós-graduação pode ser a base de tudo para iniciar a carreira nesta área ou para mudar de carreira se for o caso!

A maioria dos formadores são fantásticos, trazem casos práticos para discussão, a forma como expõem a matéria é super eficiente e organizada.

A avaliação é realizada de forma faseada, é bom porque nos dá a nós, alunos, tempo para estudar e assimilar a matéria dada. 

A equipa do Inspsic tira dúvidas, dá informações e responde a questões de forma muito eficiente.”

Maria João Simões

 

“Esta Formação foi crucial para eu Reingressar o reino da Psicologia. Tinha terminado a minha formação em 2012 e não me encontrava a exercer… Durante esta Formação voltei a Apaixonar-me pela Psicologia, ao ponto de me despedir do sítio onde trabalhava há 13 anos, para me aventurar a ser Psicóloga.

A Formação é bastante completa. Os Formadores, cada um Especialista na área em que oferecem o módulo que lecionam, uma mais valia. Cada um foi essencial! A relação entre Formandos e os exercícios práticos que foram sendo feitos, permitiram uma aproximação, mesmo que digital, entre todos.

Muito Grata estou ao INSPSIC, e à Coordenadora deste Curso em específico, à Dra Zita.”

Bárbara Tavares

 

“Esta Especialização Pós-Universitária foi uma óptima oportunidade de atualização e renovação de conhecimentos, sendo ao mesmo tempo bastante completa e abrangente. Consolidou os meus conhecimentos e melhorou a minha prática clínica.”

Raquel Pereira

 

“Considero que esta especialização me permitiu rever e atualizar conceitos, oferecendo-me uma maior confiança na prática clínica. A estrutura do curso também permite uma maior flexibilidade de horário para quem concilia a formação com outros papeis - as aulas decorreram ao sábado, e quem não conseguia estar presente tinha a possibilidade de assistir à gravação. Os docentes e a equipa do INSPSIC mostraram-se disponíveis, o que também torna a experiência muito agradável. 

De modo geral, recomendo a frequência desta especialização! Muito obrigada a tod@s.”

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DESCRIÇÃO

Coordenação Científica

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Coordenação Pedagógica

José Pinto Gouveia, Dr.

Director e Coordenador Pedagógico do Instituto Português de Psicologia. Psicólogo.

 

Mensagem da Coordenação Científica

A EAP em psicologia clínica e da saúde foi desenhada de modo a ir ao encontro das necessidades dos profissionais que querem explorar, aprofundar e/ou consolidar conhecimentos, competências e atitudes essenciais à prática da Psicologia Clínica e da Psicologia Clínica da Saúde. Foram incluídas dimensões específicas de Avaliação, Planeamento, Monitorização e Intervenção, bem como dimensões transversais, ambas contribuindo para o sucesso no exercício profissional.

Esta EAP conta com um Programa rigoroso, consolidado, com predomínio prático e cientificamente sustentado. Conta, também, com um Corpo Docente com qualidade científica, técnica, ética e pessoal que, por essa razão, constitui uma equipa especializada, empenhada, dinâmica e disponível.

Espero que a EAP constitua - para @s formand@s - além de uma mais-valia profissional, uma experiência partilhada, gratificante e enriquecedora, tal como o é pela equipa de docentes.

 

Objetivos gerais

O objetivo geral da Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde consiste em dotar o/as formando/as de competências fundamentais ao exercício profissional da Psicologia Clínica e da Saúde, perspetivando o saber-saber, saber-fazer e saber ser inerentes a práticas de excelência.

Ao proporcionarmos uma formação – teórica e (com predominância) prática – que é sólida, rigorosa e cientificamente sustentada, o Curso visa desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem a qualidade da sua atuação profissional e o sucesso na sua prática em contextos clínicos e da saúde.

 

Metodologia de avaliação

Teste sumativo.

Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão ter uma assiduidade mínima de 75%.

 

Conteúdos, metodologias de formação e formas de organização

Metodologias expositivas, ativas e participativas.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Curso de Especialização Pós-Universitária em Psicologia Clínica e da Saúde – com sustentáculo numa estrutura curricular rica, numa base metodológica fundamentalmente prática e num corpo docente de qualidade científica, técnica e pessoal – prepara tecnicamente o/as formando/as para a avaliação, planeamento, monitorização e intervenção em Psicologia Clínica e em Psicologia Clínica da Saúde, além de dotá-lo/as em dimensões transversais significativas para a atuação profissional de excelência.

Após a conclusão, com aproveitamento, desta Especialização Avançada, o/a formando/a será capaz de exercer prática profissional em contextos clínicos e da saúde, nomeadamente, enquanto:

  • Profissional/Técnico em Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde ou de Prática Clínica (por exemplo, em hospitais privados ou públicos, centros de saúde, centros comunitários, centros de dia, associações, entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde);
  • Detentor de Cargos de Administração, Gestão, Direção ou Coordenação de Serviços, Unidades ou Equipas de Cuidados de Saúde ou de Prática Clínica.

PLANO CURRICULAR

SECÇÃO I – PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE: O/A PROFISSIONAL

Módulo 1 - Mindfulness e desenvolvimento pessoal do/a profissional de psicologia clínica e da saúde

  • A pessoa que é o profissional de Psicologia Clínica e da Saúde
  • Desenvolvimento pessoal
  • Bem-estar e Florescimento
  • Mindfulness

SECÇÃO II – PSICOLOGIA CLÍNICA: AVALIAÇÃO, PLANEAMENTO, MONITORIZAÇÃO E INTERVENÇÃO

Módulo 2 – Avaliação psicológica clínica

  • Avaliação psicológica clínica como processo: Objetivos e Modelos
  • Enquadramento do processo de avaliação psicológica clínica
  • Especificidades da avaliação psicológica clínica em crise
  • Métodos de registo da informação clínica: Estrutura e Conteúdo

Módulo 3 – Planeamento da intervenção psicológica clínica, monitorização do processo e resultados

  • Estádios da intervenção psicológica clínica: consulta inicial, avaliação, desenvolvimento de objetivos de intervenção, implementação da intervenção, finalização da intervenção, follow-up
  • Estratégias de avaliação do progresso da intervenção e de modificação/ ajustamento do plano de intervenção
  • Estratégias de registo da implementação, do progresso e dos resultados da intervenção

Módulo 4 – Intervenção psicológica nas perturbações do humor

  • Caracterização e Conceptualização das Perturbações Depressivas e seus aspetos clínicos
  • Avaliação das Perturbações Depressivas
  • Intervenção nas Perturbações Depressivas
  • Especificidades na Conceptualização, Avaliação e Intervenção nas Perturbações Bipolares
  • Intervenção psicológica nas Perturbações do Humor

Módulo 5 – Intervenção psicológica nas perturbações da ansiedade

  • Caracterização e Conceptualização das Perturbações de Ansiedade e seus aspetos clínicos
  • Avaliação das Perturbações de Ansiedade
  • Intervenção psicológica nas Perturbações de Ansiedade

Módulo 6 – Intervenção psicológica nas perturbações relacionadas a trauma e estressores

  • Caracterização e Conceptualização da Perturbação de Pós-Stress Traumático (PPST) e seus aspetos clínicos
  • Avaliação da PPST
  • Intervenção psicológica na PPST

Módulo 7 – Intervenção psicológica na perturbação obsessivo-compulsiva

  • Caracterização e Conceptualização da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) e seus aspetos clínicos, neurobiológicos e de funcionamento neurocognitivo
  • Avaliação da POC
  • Intervenção psicológica na POC

Módulo 8 – Intervenção psicológica nas perturbações da personalidade

  • Caracterização e Conceptualização das Perturbações de Personalidade e seus aspetos clínicos
  • Avaliação das Perturbações de Personalidade
  • Intervenção psicológica nas Perturbações de Personalidade

Módulo 9 – Intervenção psicológica nas perturbações do comportamento alimentar

  • Caracterização e Conceptualização das Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar e seus aspetos clínicos
  • Avaliação das Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar
  • Intervenção psicológica nas Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar

Módulo 10 – Intervenção psicológica nos perturbações do comportamento aditivo

  • Caracterização e Conceptualização das Perturbações do Comportamento Aditivo e seus aspetos clínicos
  • Avaliação das Perturbações do Comportamento Aditivo
  • Intervenção psicológica nas Perturbações do Comportamento Aditivo

Módulo 11 – Intervenção psicológica nas demências e outras perturbações cognitivas

  • Caracterização e Conceptualização das Demências e Outras Perturbações Cognitivas e seus aspetos clínicos
  • Avaliação das Demências e Outras Perturbações Cognitivas
  • Intervenção psicológica nas Demências e Outras Perturbações Cognitivas

Secção III – PSICOLOGIA CLÍNICA DA SAÚDE: ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO

Módulo 12 – Intervenção psicológica na dor e doença crónica

  • Caracterização da Dor e Doenças Crónicas
  • Avaliação da saúde e doença; Avaliação da dor; Avaliação das implicações psicossociais da Doença Crónica
  • Intervenção psicológica na Dor e Doenças Crónicas

Módulo 13 – Intervenção psicológica no HIV/SIDA

  • Caracterização biopsicossocial da Infeção pelo VIH/SIDA
  • Avaliação da experiência subjetiva e implicações psicossociais da Infeção pelo VIH/SIDA
  • Intervenção psicológica na Infeção pelo VIH/SIDA

Módulo 14 – Intervenção psicológica na obesidade

  • Caracterização biopsicossocial da Obesidade
  • Avaliação psicológica na Obesidade
  • Intervenção psicológica na Obesidade

Módulo 15 – Intervenção psicológica nas doenças pulmonares e cardiovasculares

  • Caracterização biopsicossocial das Doenças Pulmonares e Cardiovasculares
  • Avaliação da experiência subjetiva e implicações psicossociais das Doenças Pulmonares e Cardiovasculares
  • Intervenção psicológica nas Doenças Pulmonares e Cardiovasculares

Módulo 16 – Intervenção psicológica em oncologia, cuidados paliativos e luto

  • Caracterização biopsicossocial em Oncologia, nos Cuidados Paliativos e no Luto
  • Avaliação psicológica em Oncologia, nos Cuidados Paliativos e no Luto
  • Intervenção psicológica em Oncologia, nos Cuidados Paliativos e no Luto

Secção IV – PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE: OUTRAS DIMENSÕES

Módulo 17 – Psicofarmacologia

  • Perspetiva histórica da Psicofarmacologia
  • Funções do Sistema Nervoso Central e processos Neurofisiológicos implicados em Psicofarmacologia
  • Princípios da Farmacocinética
  • Princípios da Farmacodinâmica
  • Sistemas Neurotransmissores
  • Regras básicas do tratamento Psicofarmacológico
  • Farmacologia Clínica
  • Psicofármacos
  • Farmacoterapia/Psicoterapia - alternativa ou associação

Módulo 18 – Terapia em grupo

  • Introdução à modalidade de Intervenção Psicológica em Grupo
  • Planeamento de uma Intervenção Psicológica em Grupo
  • Fases do desenvolvimento do Grupo
  • Competências de condução e orientação de Grupos
  • Técnicas de dinâmica de Grupos
  • Integração e consolidação dos conteúdos, visando competências e conhecimentos básicos para a Intervenção Psicológica em Grupo

Módulo 19 – Colaboração terapêutica e aplicabilidade responsiva de competências transteóricas

  • Modelo de Aliança / Colaboração Terapêutica numa perspetiva desenvolvimental
  • Competências de atendimento, escuta e observação
  • Competências transteóricas
  • Imediacia e Responsividade Terapêutica
  • Promoção e desenvolvimento da aliança e Colaboração Terapêuticas
  • Competências de integração

CORPO DOCENTE

Ana Carvalhal de Melo, Mestre

Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

Ana Catarina Reis

Ana Catarina Reis, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, em 2003. 

Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2007

Doutorada em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com distinção e louvor, em 2013

Investigadora no âmbito de um pós-doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, de Out. 2014 a Nov. 2015.

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2010 e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pela OPP em 2016.

Psicóloga com formação na área da Intervenção em Crise certificada pela International Incident Stress Foundation (ICISF - EUA) e Terapia Cognitivo-Narrativa no Luto e no Trauma.

Psicoterapeuta Interpessoal (níveis A, B e C) reconhecida pela Academia de Psicoterapia Interpessoal, Interpersonal Psychotherapy Institute e da International Society for Interpersonal Psychotherapy.

Formação em Terapia Focada na Compaixão pela Psikontacto.

Orientadora de estágios profissionais de admissão à Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Psicóloga clínica e da saúde no Hospital de Joaquim Urbano (2004 a 2007).

Atualmente Psicóloga clínica no Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar e Universitário de São João.

Ana Paula Sousa

Ana Paula Sousa, Mestre

Licenciada em Psicologia (F.P.C.E.U.P.), Pós-graduada em “Manuais de Tratamento Comportamental e Cognitivo para Perturbações do Adulto” (UCAE), Mestre em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar (IEC - UM); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Min. Saúde e pela OPP; Especialização Avançada em Justiça pela OPP; formação em “Saúde Mental – Implementação de Respostas na Comunidade” pela ACSS/APDH. Anteriormente Psicóloga no Colégio Corpus Christi do Instituto de Reinserção Social; Psicóloga no Gabinete de Psicologia e Orientação Vocacional da E.B. 2/3 de Sobreira; Docente no Departamento de Psicologia da Universidade Lusíada do Porto, Psicóloga no Centro de Atendimento a Toxicodependentes Boavista/Matosinhos; Desde 2005, Psicóloga Clínica no Agrupamento de Centros de Saúde EDVI: Feira/ Arouca; Orientou estágios curriculares de Psicologia, estágios da Carreira de Psicologia Clínica (valência Cuidados de Saúde Primários) e de Psicologia Clínica da OPP; Membro da Direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental (SPESM).

Carla Rocha

Carla Rocha, Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela; Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto. Pós graduada em Psicoterapia Cognitiva Narrativa; Diretora de Psicodrama; Especialista em Psicologia Clínica (pelo Ministério da Saúde), em Psicoterapia e Psicologia Comunitária pela OPP. Psicóloga Clínica e investigadora com 20 anos de experiência profissional em diferentes áreas de intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências. Nos últimos 10 anos dirigiu o seu trabalho para a área da Prevenção de CAD e da Promoção da Saúde. Atualmente exerce funções de Psicologia Clínica no Centro de Respostas Integradas do Porto Ocidental da DICAD da ARS; Norte, IP. É ainda Formadora e Supervisora Clínica do Instituto Português de Psicologia. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.

 

Claúdia Martins, Professora Dra.

Psicóloga especializada na àrea clínica pela British Psychological Society (Chartered Clinical Psychologist & Full Membership of the Division of Clinical Psychology ) e com formação no âmbito das Abordagens Sistémicas e Terapia Familiar pelo Family Institute - South Wales University e pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Trabalhou em contexto hospitalar e comunitário no sistema de saúde público britânico ( National Health Service) entre 2006 e 2018. Foi ainda Supervisora Clínica de alunos da Cardiff University no “Doctorate in Clinical Psychology”. No contexto Português colaborou, desde 2018, como docente na “Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto” e psicóloga no Serviço de Consulta Psicológica para estudantes, na mesma instituição. Atualmente é psicóloga no Centro Hospitalar São João.

Dulce Pinto

Dulce Pinto, Professora Doutora

Licenciada em Psicologia pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde) e Doutorada em Psicologia Aplicada (Psicopatologia e Psicoterapia) pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar do 1º Ciclo em Psicologia e do 2º Ciclo em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto (UL-CUP), e subcoordenadora do Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (SPIC) desse mesmo centro. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), acumula prática clínica regular no SPIC e em contexto privado, com adultos/as. Membro integrado do HEI-Lab – Digital Human-Environment Interaction Labs.

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja, Professor Doutor

Doutorado em Bioética. Pós-graduado em Luto. Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia. Licenciado em Psicologia Clínica. Bacharel em Enfermagem.

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assistente Principal da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, no Centro Hospitalar de S. João. Responsável pela consulta de Psicologia Oncológica do Hospital de S. João (1999-2005). Responsável pela consulta de Psicologia da Dor do Hospital de S. João (2003-2005). Responsável pela consulta de Psicologia Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de S. João desde 2005. Docente convidado da Faculdade de Medicina do Porto, em Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações em áreas de bioética e cuidados paliativos. Docente convidado de várias Instituições de Ensino Superior, em cursos pós-graduados, nas áreas da bioética, cuidados paliativos e luto. Prémio Monsenhor Feytor Pinto, Terapia e Espiritualidade (2008). Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos em Psicologia Oncológica (SPEPO). Membro da Comissão de acompanhamento da implementação do modelo de intervenção diferenciada no luto complicado, do Ministério da Saúde. Coordenador do Grupo de Trabalho – Intervenção em Cuidados Paliativos da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Filipa Teixeira

Filipa Teixeira, Doutora

Licenciada e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) na temática da obesidade, a qual já tinha vindo a explorar durante o mestrado. Psicóloga com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É atualmente Investigadora Júnior no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), sendo a qualidade de vida um dos seus atuais interesses de investigação. Tem experiência em contexto hospitalar, realizando intervenção multidisciplinar em diversas doenças crónicas como diabetes, hipertensão, dor crónica e obesidade. É membro fundador da Associação Portuguesa das Ciências da Saúde e do Comportamento (APCSC), colaboradora enquanto editora assistente da uma das revistas internacionais da Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde (EHPS). Tem experiência enquanto docente e orientação de teses e é autora de diversas publicações em revistas científicas de circulação internacional com arbitragem científica e de diversos trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.

José Luís Pais Ribeiro

José Luís Pais Ribeiro, Professor Doutor

Psicólogo. Professor Associado com agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É membro da William James Research Center (WJRC), sediada no ISPA Instituto Universitário, Lisboa, unidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. É presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (www.sp-ps.pt). As suas áreas de investigação são: a) promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida; b) papel das variáveis psicológicas positivas na saúde; c) ajustamento às doenças crónicas. Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia da Saúde em 1994 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Margarida Figueiredo-Braga, Professora Doutora

Psiquiatra. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Investigadora do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e investigadora associada do CES - Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), e Representante Nacional na International Association for Communication in Healthcare (EACH). Psicoterapeuta e Supervisor em Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas acreditada pela APTC.

Doutorada em 2009 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, investiga sobre aspetos imunológicos da depressão, depressão e doenças autoimunes e em comunicação clínica.

Foi professor responsável Psicofarmacologia no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Faculdade de Psicologia Universidade de Braga, e no Curso de pós-graduação em Psicologia Clínica e da Saúde - Universidade Lusófona do Porto, foi docente responsável da Unidade Curricular Psicofarmacologia Clínica. É docente de Psicologia Médica, e responsável pelas Unidades Curriculares Comunicação Clínica I e II. É diretora do Curso de Formação Contínua Entrevista Motivacional – da teoria à prática.

Margarida Sobral

Margarida Sobral, Professora Doutora

Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Porto; Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação, pela Universidade do Coimbra; Doutoramento em Gerontologia e Geriatria, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Pós-graduada em Gestão e Economia de Serviços de Saúde pela Faculdade de Economia, pela Universidade do Porto; Graus de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicogerontologia, Neuropsicologia e Psicoterapia reconhecidos pela OPP; Psicóloga Clínica, Assessora da Carreira Técnica Superior de Saúde, no Serviço de Psicogeriatria, Hospital de Magalhães Lemos, Unidade Orgânica do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Investigadora integrada no AgeingC, do CINTESIS e RISE; Formadora na área do envelhecimento e da psicogeriatria.

Maria do Céu Salvador

Maria do Céu Salvador, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, lecionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo- Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Diretora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo- Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

Nuno Pires

Nuno Pires, Professor Doutor

Doutoramento Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho; Licenciado em Psicologia (ramo clínica) pela Universidade Fernando Pessoa; Pós-Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Pós-Graduação em Tratamento Psicológico – Manuais Terapêuticos Empiricamente Validados pelo Colégio Universitário de Altos Estudos (UCAE); Docente no ensino superior no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP); Diretor de Psicodrama Moreniano pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Diretor de grupo de psicodrama com adolescentes no Serviço de Consulta Psicológica de crianças e adolescentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto); Foi Docente do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA); Foi Psicólogo Hospitalar pelo Hospital de Joaquim Urbano (Porto) e Hospital Infante D. Pedro (Aveiro); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Sandra Carvalho

Sandra Carvalho, Professora Doutora

Sandra Carvalho é Professora Auxiliar em Neuropsicologia. Diretora do curso de psicologia e coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Translacional no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. É formada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho (licenciatura e especialidade) e com doutoramento em Psicologia, na subárea de psicofisiologia, pela mesma universidade.

Realizou pós-doutoramento (3 anos) na Universidade de Medicina de Harvard, onde se especializou em neurociências básicas e clínicas. Completou ainda, na mesma universidade, uma especialidade em ensaios clínicos e metodologias de investigação.

Especializou-se em técnicas não invasivas de estimulação cerebral pela Universidade UCL (Londres), Universidade de Göttingen (Alemanha) e pela Harvard Medical School. Área em que tem trabalhado há mais de 10 anos, tanto na prática clínica como de investigação. 

Fez ainda uma especialização em Integridade e Ética na investigação na Harvad School of Public Health. Fez especialização e terapia cognitivo comportamental (com terapia de exposição e prevenção de resposta) para a perturbação obsessivo compulsiva (POC) e a perturbação de acumulação pela International OCD Foundation, realizada na Universidade de Boston em 2018. Trabalha no tratamento e investigação de pessoas com POC, acumulação e Tourette há mais de 15 anos.

Já participou em diversos ensaios clínicos que envolvem neuroreabilitação em diversas condições clínicas tais como, dor neuropática, perturbações do espetro obsessivo-compulsivo, depressão severa, Tourette e reabilitação motora e cognitiva decorrentes de acidente vascular cerebral ou traumatismos cranioencefálico. 

Foi coordenadora educacional no curso Principles and Practice of Clinical Research (PPCR) fornecido pela Harvard T.H. Chan School of Public Health, curso internacional com o qual continua a colaborar até hoje.

É editora associada em 4 revistas internacionais: BMC Psychiatry (secção das perturbações do humor), Frontiers in Human Neuroscience (secção de Neuroimagem e Neuromodulação), PLOS One, e da Principles and Practice of Clinical Research Journal, membro da International OCD Foundation desde 2014 e membro do conselho consultivo da International Journal of Clinical and Health Psychology, Elsevier.

Já publicou mais de 65 artigos/Capítulos em revistas/livros internacionais de elevado impacto e atualmente é investigadora responsável de dois projetos financiados e co-investigadora responsável de um terceiro projeto financiado pela FCT.

Sandra Torres

Sandra Torres, Professora Doutora

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) com a dissertação “O corpo e o silêncio das emoções: Estudo da alexitimia na anorexia nervosa”. É professora auxiliar na FPCEUP, lecionando unidades curriculares ligadas à Psicologia da Saúde e Dinâmica de Grupos. É membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Porto (CPUP) e do Grupo de Investigação Clínica de Perturbações do Comportamento Alimentar do Serviço de Psiquiatria, Hospital de S. João. Para além das funções de docência colabora no serviço de Consultas de Psicologia da Saúde da FPCEUP, na supervisão dos casos de Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade. Foi membro da COST Action “Appearance Matters: Tackling the Physical and Psychosocial Consequences of Dissatisfaction with Appearance”. Tem publicações no domínio da anorexia nervosa e da obesidade em revistas científicas da especialidade e várias apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Susana Martinho de Oliveira

Susana Martinho de Oliveira, Mestre

Termina o curso de Psicologia, ramo de Psicologia Clínica (na área Cognitivo-Comportamental) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) em 2002, e o Mestrado em Psicologia (área de especialização em Stress e Bem-Estar-Intervenção na família, na escola e no trabalho) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCEUL) em 2008. Tem formação completa em psicoterapia pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC) desde 2012 e é doutoranda em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL), com um estudo de investigação sobre o impacto da perturbação psicológica dos ex-combatentes da guerra colonial nas suas esposas e filhos. É Assistente de Saúde- Ramo de Psicologia Clínica no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), onde exerce funções desde Janeiro de 2003. De 2003 a 2007 integrou a Consulta Externa de Stress Traumático no Serviço de Psicoterapia Comportamental, onde desenvolveu intervenção individual e em grupo com ex-combatentes da Guerra Colonial Portuguesa. De 2005 a 2007 integrou o Serviço de Intervenção na Crise e desde 2007 que integra uma equipa multidisciplinar, desenvolvendo atividades como a avaliação e acompanhamento psicológico de doentes em regime de internamento e ambulatório (individual e em grupo) e intervenção em contexto comunitário. Desde Janeiro de 2019 que colabora ainda na Unidade de Terapia Cognitivo-Comportamental (UTCC) do CHPL. É Psicóloga Clínica e coordenadora da consulta de Psicologia na Associação APOIAR (Associação de Apoio aos Ex-Combatentes Vítimas de Stress de Guerra) onde desenvolve atividades (desde 2003) como a avaliação psicológica (para efeitos militares), intervenção psicoterapêutica individual e de grupo de ex-combatentes da guerra colonial, psicoterapia e acompanhamento psicológico dos seus familiares. O seu foco de interesse tem-se centrado na área do PTSD (Perturbação de Stress Pós-traumático), contando com a publicação de alguns artigos científicos e artigos de opinião, a realização de formações e comunicações científicas sobre o tema, a colaboração com trabalhos académicos e estudos de investigação e a participação em entrevistas e programas para a comunicação social.

Zita Sousa

Zita Sousa, Professora Doutora

Doutoramento em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho, com Formação Profissional com o Professor Emiritus Adam Horvath, na Simon Fraser University, Vancouver, Canadá (6 meses); Mestrado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Licenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Escola de Psicologia - Universidade do Minho; Formação na área do Mindfulness, incluindo Mindfulness Summer School 2017 - Investigating Mind without Losing Heart: Mindfulness, Fragility and Compassion pelo Oxford Mindfulness Centre, UK; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) Teacher Training Intensive pelo University of California San Diego (UCSD) Mindfulness-Based Professional Training Institute, EUA; Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) pelo Esminfulness Institute, Madrid; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde - Politécnico do Porto (ESS-P.Porto), com regência das Unidades Curriculares Semestrais "Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais" e “Psicologia da Saúde”; Psicóloga Clínica no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho (2008-2015) e Clínicas Privadas (2000-atual); Coordenadora do Serviço de Psicologia em Clínica Privada (2000-atual); Formadora nas temáticas da Gestão do Stress e do Mindfulness (2015-atual); Colaboradora com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho – como Formadora, Supervisora e Auditora de estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia na observação e avaliação de sessões psicoterapêuticas; Docente na temática da Relação e Responsividade Terapêutica; Arguente de Teses; Membro do núcleo de investigação do CIPsi; Orientadora científica em contexto clínico de Estágios da licenciatura (5º ano) em Psicologia Clínica e da Saúde – (2002-2011); Formadora de Professores na AC (2000-2006) e Técnica especializada em Cursos Profissionais (2010-2015); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses; Especialista em Psicologia da Educação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Livestream / Online  

22 de junho de 2024;

06 e 20 de julho de 2024;

07 e 21 de setembro de 2024;

12 e 26 de outubro de 2024;

09 e 23 de novembro de 2024;

07 de dezembro de 2024;

11 e 25 de janeiro de 2025;

08 e 22 de fevereiro de 2025;

15 e 29 de março de 2025;

12 de abril de 2025;

03 e 31 de maio de 2025.

 

 

 

 

Plataforma Online

Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências

 

Número de Vagas: limitadas.

Duração: 209 horas (152 horas síncronas + 57 horas assíncronas)

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

Horário: Sábados; 09h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

 

INVESTIMENTO

Impulsione a sua carreira

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,830.00 € 1,372.50 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-25% desconto

Normal
1,372.50 €

12 mensalidades-20% desconto

Normal
122.00 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

Impulsione a sua carreira

Regulamento da Campanha "Impulsione a sua carreira"

a. Campanha Válida de 21 de Março a 21 de Abril de 2024. Beneficie de 25% de desconto imediato nas propinas de toda a Formação na opção pronto pagamento.
Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.
Ou beneficie de 20% de desconto imediato nas propinas fracionadas (12 mensalidades).

b. O desconto aplica-se a todas as propinas de toda a oferta Formativa;

c. O Desconto não se aplica aos valores da taxa Inscrição;

d. O Desconto só é válido para novas inscrições. Considera-se nova inscrição, a que é submetida pela primeira vez durante o período definido para a campanha.

e. O desconto não pode ser trocado por dinheiro, nem acumulado com outros descontos, campanhas ou cursos identificados com preço especial.

f. O desconto é acumulável com a campanha "Traga os seus amigos" (5% por cada amigo).

g. Só haverá lugar à devolução dos valores investidos durante os períodos de 21/03/2024 a 21/04/2024, em caso de adiamento superior a 30 dias/cancelamento da Formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;

h. Vagas limitadas.

i. Código Promocional: carreira2024

Valores fora de campanha

Inscrição:

150.00 €

Propina:

1,830.00 €

Condições de pagamento da propina

Pronto pagamento-12% desconto

Normal
1,610.40 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (15% desconto)
1,555.50 €

12 mensalidades

Normal
152.50 €
(Ex) Alunos do INSPSIC (10% desconto)
137.30 €

Pagamento por transferência para o IBAN: PT50 0033 0000 4541 1532 8050 5

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(1) Pronto pagamento beneficia de 12% de desconto nas propinas das EAP. Desconto aplicável na condição de ser efetivada a liquidação total do investimento nos 5 dias úteis pós validação da inscrição.

(2) Alunos e ex-alunos do INSPSIC beneficiam de 15% desconto na propina (opção pronto pagamento) ou 10% de desconto na opção pagamento fraccionado em mensalidades.

(3) Estudantes externos e temporariamente inativos beneficiam de 12% na opção pronto pagamento e também na opção pagamento fracionado em mensalidades.

(4) TRAGA UM AMIGO / 5% desconto por cada amigo até ao limite do pagamento integral da formação. Opção acumulável com outros descontos em vigor. Os amigos não poderão ser mencionados repetidamente e terão de ser indicados antes do início da formação.

(5) INSCRIÇÕES PIONEIRAS: 18% desconto nas propinas se realizadas até 45 dias antes da data inicial da formação.

(6) Nenhum desconto ou campanha é acumulável entre si, exceto com a opção "TRAGA UM AMIGO".

(7) O Curso com “preço especial” é cumulativo apenas com a opção "TRAGA UM AMIGO".

Critérios de seleção

- Análise Curricular;

- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);

- Entrevista (se necessário)

Observações

(1) A data limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias úteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) Em períodos de campanha, haverá lugar à devolução dos valores investidos unicamente em situação de adiamento superior a 30 dias ou cancelamento da formação em que se tenha inscrito motivado pelo não atingimento do número mínimo de inscrições necessárias ao seu início;
(5) No caso de optar pelo pagamento fracionado das propinas, o mesmo deverá ser efetuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(6) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo terá de ser efetuado nos 5 dias úteis após validação da inscrição;
(7) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(8) Toda a informação contida em cada formação é válida, salvo anomalia técnica, informática ou erro gráfico.

Documentos obrigatórios

CV

Certificado de habilitações

Cartão de Cidadão (nos termos da Lei 32/2017)

Envio de comprovativo do pagamento da inscrição.

Inscrição

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Candidaturas e informações

Instituto Português de Psicologia | Escola de Formação Avançada
INSPSIC - Instituto Português de Psicologia, Lda
Departamento de Formação Pré e Pós-Universitária
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | Student Admissions Office
Rua de Camões Nº 219, 5º Piso
4000-145 Porto / Portugal
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail:geral@inspsic.pt
URL:www.inspsic.pt

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