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Psicologia • Medicina • Direito • Serviço Social • Desporto • Enfermagem • Criminologia • Terapeutas • Educadores • Professores • Economia/Gestão
O Instituto Português de Psicologia é uma escola que privilegia como público-alvo os psicólogos mas, também, outros grupos profissionais para quem a Psicologia pode constituir-se como uma mais-valia no que respeita à sua valorização profissional e académica.

Protagonizamos um ensino estrategicamente orientado para o mercado de trabalho, articulando sempre as componentes prática e teórica, de forma a habilitar para a capacidade de decisão e solução de problemas na sua vida profissional.
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Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais - 2ª edição

Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais - 2ª edição

Destinatários:

Licenciatura em Psicologia (pre ou pos Bolonha)
Psiquiatras e internos de Psiquiatria
Pedopsiquiatras e internos de Pedopsiquiatria
Médicos e internos de Medicina Geral e Familiar
1º ciclo completo ou finalistas nas áreas elegíveis.

 

CERTIFICADA PELA INCLUI INCLUI  INCLUI RECONHECIDO PELA
coordenador ESTÁGIO (OPCIONAL)

Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3ª geração (Mindfulness)

150 € Desconto imediato nas propinas, Mediante adesão ao CARTÃO DUO INSPSIC 

Europlat

SPCIPCOD

  48 horas

 

EUROPLAT
 
  • DESCRIÇÃO
  • PLANO CURRICULAR
  • CORPO DOCENTE
  • CALENDARIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
empowering minds

CERTIFICADA PELA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS PSICOLÓGICAS E DO COMPORTAMENTO DESVIANTE

 

Inclui - Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3ª geração (Mindfulness)

 

Coordenação Científica:

 

coordenador
Professora Doutora Lígia Ferros

 

Coordenação Pedagógica:
Dr. José Pinto Gouveia

 

Destinatários*:
Licenciatura em Psicologia (pre ou pos Bolonha)
Psiquiatras e internos de Psiquiatria
Pedopsiquiatras e internos de Pedopsiquiatria
Médicos e internos de Medicina Geral e Familiar
1º ciclo completo ou finalistas nas áreas elegíveis 

Mensagem das coordenadoras científicas do curso:

Por visar a prática profissional no âmbito muito específico da psicoterapia, desenhei esta pós graduação pensando especialmente nos profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria ou Pedopsiquiatria). Esta formação implica assim o domínio prévio de noções básicas da psicologia/psicoterapia, indispensáveis a uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.

Professora Doutora Lígia Ferros

 

Introdução:
Esta pós graduação visa a prática profissional no âmbito muito específico da psicoterapia, estando especialmente desenhada para profissionais possuidores de habilitação prévia para este tipo de intervenção clínica (Curso Superior em Psicologia / Especialidade em Psiquiatria ou Pedopsiquiatria).

 

Fundamentação:
Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Psicologia Clínica, só é aceite a inscrição de alunos Licenciados em Psicologia (Pré-Bolonha), ou que façam prova de frequência de Mestrado Integrado em Psicologia. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa (Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais) implica o domínio de conhecimentos específicos e um estudo avançado da Psicologia, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 30 ECTS,podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

 

Objectivos:
Ministrar conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento psicológico da psicopatologia do adulto.
Formação de acordo com protocolos de tratamento empiricamente validados.

Conceptualização e discussão de casos clínicos.

 

Competências a Adquirir:
Formação científica completa, rigorosa, actualizada e prática em Psicopatologia e Psicoterapia comportamental-cognitiva.
Competências de avaliação clínica e diagnóstico.
Competências técnicas específicas de intervenção.
Capacidade de avaliação dos resultados da intervenção.
Desenvolvimento de capacidade reflexiva crítica

 

Metodologia de Ensino:
A formação será organizada numa perspectiva teórico-prática, com recurso a suporte audio-visual e participação activa do aluno. Versará a apresentação e discussão de temas específicos da psicopatologia do adulto e da psicoterapia de orientação cognitiva-comportamental, bem como a discussão de casos clínicos da prática do formando e o apoio ao trabalho do discente.

 

Critérios de Avaliação:
- Avaliação contínua.
- Realização de um trabalho.
- Número de faltas não excedendo 25% da carga horária do curso.

 

 

1º Módulo (8 horas)
História e enquadramento epistemológico das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais. Teorias da aprendizagem, modelos cognitivos de processamento de informação e processos psicológicos básicos das Psicoterapias Cognitivo Comportamentais.

 

2º Módulo (8 horas)
História Clínica, análise funcional, formulação do caso, planeamento da intervenção e prognóstico.

 

3º Módulo (8 horas)
Técnicas de Intervenção Cognitivo-Comportamental.

 

4º Módulo (6 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações Somatoformes: Hipocondria.
Discussão de casos.

 

5º Módulo (10 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações de Ansiedade I: Perturbação de Pânico, Agorafobia.
Discussão de casos.

 

6º Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações de Ansiedade II: Fobia Social.
Discussão de casos.

 

7º Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações de Ansiedade IV: Perturbação de Pós Stress Traumático.
Discussão de casos.

 

8º Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nos comportamentos Adictivos.
Discussão de Casos.

 

9º Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações do Humor.
Discussão de casos.

 

10 Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade I.
Discussão de casos.

 

11 Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Personalidade II.
Discussão de casos.

 

12 Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações Alimentares.
Discussão de casos.

 

13 Módulo (8 horas)
Psicoterapias Cognitivo Comportamentais na infância e na adolescência.
Discussão de casos.

 

14º Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações Psicóticas e remediação cognitiva nas esquizofrenias.
Discussão de caso.

 

15º Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental em condições crónicas de saúde.
Discussão de casos.

 

16º Módulo (8 horas)
Conceptualização, avaliação e intervenção cognitivo-comportamental nas Perturbações da Sexualidade.
Discussão de casos.

 

17º Módulo (4 horas)
Desenvolvimento de identidade não heterossexual.

 

18º Módulo (8 horas)
Avaliação e intervenção cognitivo-comportamental em situações de trauma.

 

19º Módulo (8 horas)
Supervisão de casos clínicos.

 

20º Módulo** (100 horas)
Pssibilidade de estágio em serviço com trabalho multidisciplinar no âmbito da intervenção com adultos.
Orientação / Supervisão levada a cabo por Especialista em Psicologia Clínica / Psiquiatria.

 

Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de 3ª geração (Mindfulness)

 

21º Módulo (8 horas)
Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT; Segal, Williams, & Teasdale, 2002), Dialectical Behavior Therapy (DBT; Linehan, 1993) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005).
Aprendizagem experiencial.
Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

22º Módulo (8 horas)
Introdução aos Modelos Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR; Kabat-Zinn, 1982, 1990), Acceptance and Commitment Therapy (ACT; Hayes, Strosahl, & Wilson 1999) e Compassion Focused Therapy (CFT; Gilbert, 2005) .
Aprendizagem experiencial.
Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

23º Módulo (8 horas)
Psicoterapias Cognitivo Comportamentais de Terceira Geração com aplicabilidade clínica na Dor Crónica.
Aprendizagem experiencial.
Discussão de casos e aplicabilidade clínica.

 

 

** As 100h relativas ao 20º módulo  são de frequência opcional, não acarretando para o formando custos adicionais. Assim sendo, os alunos deverão mencionar a sua pré-inscrição neste módulo.

 


MESTRE ANA CARVALHAL DE MELO (UNIVERSIDADE DE COIMBRA) – Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela FPCEUC; Curso Superior de Medicina Legal pelo Instituto Nacional Medicina Legal (Delegação de Coimbra e Faculdade de Medicina de Coimbra); Formação em Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; Terapeuta Familiar (em supervisão) pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (Delegação Centro); Psicóloga nos Serviços Médico-Universitários dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC); Supervisão de estágios curriculares da FPCE da Universidade de Coimbra.

 

 

PROFESSORA DOUTORA CÁTIA OLIVEIRA (FPCE UP) - Psicóloga Clínica, doutorada em Psicologia Clínica (especialização em Sexologia) pela Universidade de Aveiro. Terapeuta Sexual creditada pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), da Universidade do Porto, nas áreas da Sexualidade Feminina, Dor Sexual e Mindfulness, com publicações em Revistas de Circulação Internacional com Arbitragem Científica. Membro investigador do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC, da Universidade de Coimbra. Tem experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Participação como palestrante em diferentes eventos científicos nacionais e internacionais.

 

DR. CARLOS CARONA (APCC) – Psicólogo Clínico na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC); Doutorando em Psicologia Clínica pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigador no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS) da FPCE – Universidade de Coimbra.

 


PROFESSOR DOUTOR DANIEL RIJO (FPCE-UC) – Doutorado pela FPCE – Universidade de Coimbra (FPCEUC); Mestre em Psicologia pela FPCEUC; Docente na FPCEUC; Investigador do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-comportamental, unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia; Autor do programa Gerar Percursos Sociais – um programa de prevenção e intervenção para jovens com comportamento social desviante.

 


MESTRE FILIPA PALHA (UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTO) – Doutoranda em Psicologia pela FPCE – Universidade do Porto; Mestre em Psicologia pela Universidade do Minho (equivalência); “Master of Science in Psychological Counselling”, pela City University – Inglaterra; Pós graduada em Alcoologia pelo Centro Regional de Alcoologia do Porto, Sociedade Portuguesa de Alcoologia e Instituto Superior da Maia (ISMAI); Docente Universitária da universidade Católica do Porto;; Co-coordenadora do Mestrado em Reabilitação Psicossocial na Universidade Católica do Porto; Presidente da Direcção da ENCONTRAR+SE – Associação de Apoio às Pessoas com Doença Mental.

 


PROFESSORA DOUTORA JOANA COUTINHO (UNIVERSIDADE DO MINHO) - Licenciada e Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Fellowship de investigação no Beth Israel Medical Center, EUA. Psicoterapeuta na Unidade de Clínica de Adultos do Serviço de Consulta Psicológica da Universidade do Minho e em clínicas privadas onde trabalha também com crianças e adolescentes. Investigadora e autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais. Membro da Society for Psychotherapy Research e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Docente convidada em diferentes cadeiras da licenciatura em Psicologia da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa e supervisora clínica de estágio académico.

 

PROFESSORA DOUTORA GABRIELA MOITA (ISSSP / SPP / SPSC)- Psicóloga.  Doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar ; Docente do Instituto Superior de Serviço Social do Porto ISSSP); Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama SPP (2008-2012) Presidente da European Federation of Psychodrama Training Associations (2011-2013); Chair do Research Committee da FEPTO (2008-2011). Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (2013 -    ).  Investigadora e colaboradora de vários projectos sobretudo no tema da orientação sexual.

 

PROFESSORA DOUTORA LÍGIA FERROS (INSPSIC / ULL) - Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP); Professora Auxiliar no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação e na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto (ULP); Regente das cadeiras de Psicopatologia (Licenciatura em Psicologia); Psicopatologia da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia Clínica), Psicopatologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Mestrado em Psicologia da Educação), Toxicodependência e criminalidade e Psicopatologia Criminal (Licenciatura em Criminologia). Membro do Conselho Escolar na ULP. Júri de mestrados . Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica, a exercer funções no Ministério da Saúde (ex-IDT); Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Comportamental-Cognitiva). Actividade clínica com adolescentes e adultos em prática privada. Coordenadora de Cursos Pós Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais; Psicopatologia da Criança e do Adolescente; Psicologia da saúde e clínica; Questões aprofundadas de identidade de género e Orientação sexual; Intervenção clínica em Psicogerontologia; Dependências Químicas e Comportamentais. Formação em Terapia Familiar Sistémica. Sexóloga Clínica pela SPSC. Autora de textos vários publicados em revistas nacionais e internacionais. Sócia da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia do Comportamento Desviante e Saúde da FPCE – Universidade do Porto; Membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Psicológicas e do Comportamento Desviante. Directora Científica do Instituto Português de Psicologia e Directora Clínica da Clinica da Saúde.

 

PROFESSORA DOUTORA MARIA DO CÉU SALVADOR (FPCE-UC) - Doutorada em Psicologia Clínica; Tema de Doutoramento: “Ser Eu Próprio entre os Outros: um novo protocolo de intervenção para adolescentes com fobia social generalizada”. Desde 1992, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, leccionando as disciplinas de Terapias Cognitivo Comportamentais com Crianças e Adolescentes e Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica, entre outras. Orientadora de estágios do Ramo de Psicologia Clínica (Área Cognitivo-Comportamental), do 5º ano da Licenciatura em Psicologia (a decorrerem na Consulta de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental dos Hospitais da Universidade de Coimbra). De 1994 a 2010, psicóloga clínica da Creche e Jardim de Infância da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Desde 2004, Directora Clínica do Núcleo de Formação e Intervenção Terapêutica – Psikontacto, em Coimbra. Acreditada como Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental e como Supervisora em Terapias Comportamentais e Cognitivas pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento.

 

PROFESSORA DOUTORA MARIANA MOURA RAMOS  (FPCE - UC) - Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela FPCE – Universidade de Coimbra; Investigadora da Linha de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

 


PROFESSOR DOUTOR PEDRO DIAS (UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PORTO) - Doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho; Docente na Universidade Católica do Porto; Pós graduado em Psicologia da Saúde, pela Universidade do Minho; Investigador; Orientador de Teses de Mestrado na Universidade Católica do Porto.

 


PROFESSORA DOUTORA SANDRA VILARINHO (FPCE-UP/UA) - Doutorada em Psicologia (área de especialização em Sexologia) e Mestre em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e Sistémica pela Universidade de Coimbra; Psicóloga clínica, terapeuta sexual e sexóloga; Investigadora da Unidade Laboratorial de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) - Universidade de Aveiro, e membro efectivo do Grupo de Investigação em Sexologia Clínica do CINEICC - Universidade de Coimbra; Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da Comissão da Sexualidade Feminina; Pós-doutoranda na Universidade de Aveiro, tendo como orientadores científicos Pedro Nobre (UA), Julia Heiman (Kinsey Institute, EUA) e Lori Brotto (University of British Columbia, Canada).Em 2008, recebeu o prémio para melhor artigo científico apresentado no 9th Congress of the European Federation of Sexology (EFS), em co-autoria com Pedro Nobre; Também em co-autoria com Pedro Nobre, elaborou um projecto de investigação para o estudo da saúde sexual das mulheres portuguesas, financiado pela FCT em 160.000,00€.Tem experiência docente e recentemente tem trabalhado e investigado sobretudo na área da sexualidade feminina, participando activamente em diversos projectos de investigação; Supervisora e Consultora Científica do Instituto Português de Psicologia.

 

PROFESSORA DOUTORA SUSANA SOFIA SILVA (UM)- Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Psicoterapeuta na Consulta de Trauma do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho, na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e em clínicas privadas onde trabalha com crianças e adultos. Investigadora e autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais. Membro fundador do Núcleo de Psicologia da Cirurgia da Obesidade, Membro da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas, e Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Doenças Metabólicas. Docente convidada em diferentes cadeiras da licenciatura e mestrado integrado em Psicologia da Universidade do Minho. Supervisora clínica e orientação de teses no âmbito do mestrado integrado na Universidade do Minho e na Universidade Católica Portuguesa.


PROFESSORA DOUTORA VÂNIA SOUSA LIMA (UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PORTO) – Psicóloga; Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho; Professora na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto); Experiência profissional no Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos (Braga); Experiência clínica na Clínica Universitária de Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto); Docente das disciplinas de Avaliação Psicológica (Licenciatura em Psicologia da FEP-UCP) e Intervenção Clínica Individual e em Grupo com crianças e adolescentes (Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde da FEP-UCP).

 

DHARMAKIRTI ZUAZQUITA (FUNDAÇÃO BREATHWORKS – REINO UNIDO) - Senior Breathworks trainer with extensive experience of mindfulness practice and teaching. He is the founder and chairman of “Respira Vida Breathworks: mindfulness and compassion for health and education” (www.respiravida.net), a non-profit organization based in Valencia, Spain. Dharmakirti has trained with Breathworks since 2007. Breathworks’ Mindfulness Based approaches to Pain and Illness (MBPI) is a development of MBSR for people with chronic pain and/or other long-term (physical) health conditions (www.breathworks-mindfulness.org.uk), including specialized mindful approaches to daily life and movement, as well as compassion meditation as a core component. He has taught the classic 8 week MBPI course more than 30 times, and led health professionals workshops and teacher training retreats during the last 6 years to several hundred people in Spain, England, México and Argentina. In 2012 he started running a Spanish language “mindfulness & compassion Respira Vida Breathworks teacher training programme”. Dharmakirti has been practicing Mindfulness on a daily basis since 2001, and is an ordained member of the Triratna Buddhist Order, an international network dedicated to communicating Buddhist values in ways appropriate to the modern world. He has attended more than 50 mindfulness and compassion retreats.

 

Número de Vagas: limitadas

 

Duração: 272 Horas (172 horas obrigatórias + 100 horas opcionais, ou seja: 278 horas).

 

LISBOA:

Início 23 de Novembro de 2013

 Se é aluno consulte a calendarização actualizada no Portal Académico, aqui: http://www.inspsic.pt/aluno/

 

Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

Horário: Sábados – 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

Local de Realização

LISBOA: Lisboa: Hotel Travel Park
Avenida Almirante Reis, 64, 1150-020 Lisboa

 

Cartão DUOO Cartão DUO é um cartão virtual de descontos com dupla vantagem:

 

1) ao inscrever-se numa Pós-Graduação terá um DESCONTO IMEDIATO de 150€ e acumula no cartão MAIS 150€, que poderá descontar, até 2014, em inscrição em nova pós-graduação.

 

2) ao inscrever-se num Curso Prático terá um DESCONTO IMEDIATO de 50€ e acumula no cartão MAIS 50€, que poderá descontar, até 2014, em novo curso ou Pós-Graduação.

 

 

A subscrição do cartão é efectuada na ficha de inscrição de cada Pós-Graduação/Curso Prático, disponíveis online, e não implica qualquer custo.

 

O cartão está disponível online, é pessoal e intransmissível.

 

Pagamentos (opções):

- Numerário
- Vale de Correio
- Cheque à ordem de INSPSIC
- Transferência (NIB: 0033 0000 45411532805 05) - (o comprovativo de transferência deverá ser remetido via e-mail, Fax ou CTT).
Nota: Só serão consideradas inscrições acompanhadas do respectivo pagamento ou comprovativo do mesmo).

 

Observações: Os pagamentos poderão ser efectuados nas instalações do Instituto Português de Psicologia, durante o horário normal de funcionamento, e/ou junto do secretariado durante o dia das aulas.

 

Critérios de selecção:
- Análise Curricular, e;
- Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
- Entrevista (se necessário)

 

Candidaturas e informações:
Instituto Português de Psicologia |Escola de Formação Avançada
Departamento de Pós-Graduações e Formação Contínua
Secretariado e Gabinete de Admissão de Alunos | StudentAdmissions Office
R. Santa Catarina Nº 706, 2º Andar
4000-446 Porto
Tel./Fax. 220 934 050
Tlm. 91 019 60 02
E-mail: geral@inspsic.pt
URL: www.inspsic.pt

 

Observações:
(1) A data Limite poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes.
(2)Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta pós-graduação poderá sofrer datas de alteração ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
(3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução da candidatura quando a mesma for comunicada até 10 dias uteis antes da data agendada para o arranque da formação.
(4) No caso de optar pelo pagamento fraccionado das propinas, o mesmo deverá ser efectuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
(5) No caso de optar pelo pagamento na totalidade, o mesmo deverá ser efectuado no acto da inscrição;
(6) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma cidade;
(7) Todos os valores incluem IVA à taxa legal em vigor.

 
Documentação necessária para validação da inscrição:
  • Ficha de inscrição disponível online;
  • CV;
  • Certificado de habilitações;
  • Fotocópia do BI/Cartão do Cidadão ou Passaporte;
  • NIF (Número de Identificação Fiscal);
  • Se licenciado por Bolonha, comprovativo de frequência de mestrado;
  • Envio de comprovativo de pagamento da inscrição.
  • Certificado de frequência do ultimo ano de Licenciatura OU certificado de Licenciatura OU certificado de Mestrado
 
Calendário Escolar
Início das aulas - 06 de Setembro de 2014

Férias de Natal: 21 de Dezembro de 2014 a 02 de Janeiro de 2015

Ferias da Páscoa - 30 de Março de 2015 a 10 de Abril de 2015

Término das aulas - 25 de Julho de 2015
Testemunhos
Testemunhos

 

 

Portugueses são dos que compram mais antidepressivos
Portugueses são dos que compram mais antidepressivos

 

 

 

Mais de 200 Congressistas no 1º Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências do Instituto Português de Psicologia
Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Prof. Doutor Telmo Baptista no Instituto Português de Psicologia
 
Cartão INSPSIC Duo
 
 
Mensagem da Directora Científica 

"O INSPSIC pretende-se uma instituição de referência no ensino pós- graduado, actividade clínica e investigação."

 
Parcerias
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